Como fidelizar clientes: conheça estratégias para torná-los parceiros da sua empresa

Saber como fidelizar os clientes deve ser a preocupação número um de todo empreendedor. Afinal, sem eles as vendas não existem e, consequentemente, o seu negócio também não existiria.

A fidelização de clientes passa por uma série de táticas, que podem ser desde iniciativas de larga escala, como ações promocionais, até práticas do dia a dia, unindo uma tríade quase sempre infalível: empatia, simpatia e educação ao atender o seu cliente.

Um cliente leal à sua empresa, além de contribuir com a receita, também ajudará no chamado marketing boca a boca. Sim, mesmo em nosso mundo digital isso é possível e pode ajudar na imagem da sua empresa na internet. Isso porque o cliente pode comentar ou recomendar o seu serviço nas redes sociais, algo muito valioso hoje em dia.

Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas estratégias importantes de como estreitar essa relação com os seus consumidores e mantê-los leais. Confira a seguir.

Como fidelizar clientes no dia a dia

É inegável que o atendimento diário da sua empresa contará muitos pontos para fidelizar os seus clientes. Para alcançar a excelência nesse sentido, é necessário treinar bem sua equipe. Dedique tempo para orientar e até treinar todos do seu time à respeito de boas práticas de relacionamento com o consumidor.

Crie um padrão de atendimento que tenha como foco sempre solucionar o problema do cliente e que saiba lidar com os imprevistos, como, por exemplo, a troca de mercadoria ou reparo de serviços.

Coloque-se no lugar do consumidor

Esta é umas das dicas mais importantes deste artigo. O exercício de se colocar no lugar do cliente é o primeiro passo para criar um atendimento que de fato se importe com o consumidor. Só assim você poderá fidelizá-lo.

Pense em todos os processos da sua empresa, desde o atendimento, execução do serviço até como o cliente está sendo tratado. O cliente precisa sempre sentir que a empresa tem um apreço especial por ele e, acima de tudo, que resolve as necessidades dele.  

Uma ótima pedida para entender se sua empresa está executando bem essa tarefa de se colocar no lugar do cliente é investir em um cliente oculto. Essa ação oferece um teste realista de como a empresa trata os consumidores. Para isso, você terá que contratar um especialista para testar os serviços como um cliente, mas a sua equipe não pode saber que o teste está sendo realizado. Analise os resultados após a ação e melhore os pontos falhos encontrados.

Como fidelizar clientes recompensando pela lealdade

Criar uma ação promocional que recompensa os seus clientes pelo número de compras é uma boa forma de fazê-los se sentirem valorizados. Você pode apostar em um sistema de pontuação para o consumidor, em que ele junta pontos e pode trocar por benefícios, como brindes ou descontos. Iniciativas como essas aproximam o seu consumidor de você e ajudam a despertar a preferência pela sua empresa.

Crie um atendimento personalizado

Uma ferramenta importante de como fidelizar os clientes é o atendimento personalizado. Em empresas pequenas essa se torna uma atitude um pouco mais fácil, pois você terá menos clientes e estará sempre inteirado de suas preferências e dados pessoais.

Mas à medida que sua empresa cresce ou caso ela já tenha uma carteira considerável de consumidores, será preciso sistematizar esses processos. Uma boa maneira de controlar esses dados e usá-los em seu favor é investir em planilhas detalhadas dos seus consumidores ou em um sistema CRM que vai ajudar nesse relacionamento.

Veja o que é CRM e descubra como a tecnologia pode ajudar na sua empresa.

Com dados à mão, você poderá sempre chamar o seu cliente pelo nome ao atender um telefonema e enviar brindes em datas comemorativas. Também poderá oferecer promoções personalizadas, de acordo com os padrões de consumo dele.

Se você sabe que no início do mês seu cliente sempre realiza compras de um determinado produto/serviço, por exemplo, é ideal programar uma ação que apresente os preços da sua empresa nesse período enviando um e-mail, ou apostando no bom e velho telefonema. (Se for um cliente fiel dê alguns descontos).

Estas são dicas simples de como fidelizar os seus clientes. Algumas você pode começar ainda hoje! Então, arregace as mangas e vamos tornar os clientes amigos leais da sua empresa!

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