Pessoas batendo as mãos em mesa de escritório

Como um programa de incentivo pode trazer mais ânimo para sua empresa

Para tudo na vida é preciso incentivo, não é mesmo? Desde uma atividade física até o início de um novo projeto. Na sua empresa é a mesma coisa. Se a sua equipe está aparentemente desmotivada e cansada, talvez seja a hora de fazer uma análise do que está acontecendo e, se os times só precisarem de um ânimo a mais, um programa de incentivo pode ser a solução.

Essas ações geralmente são gradativas e recompensam os funcionários de acordo com o desempenho e/ou conquistas deles no trabalho. Se aumentar a motivação do seu time é a sua meta, fique atento a este conteúdo!

Como começar um programa de incentivo

O primeiro passo é analisar as possibilidades da empresa. Se for possível, recompense com prêmios, valores em dinheiro ou viagens. Folgas e reconhecimentos do colaborador perante a equipe também são ótimas ideias.

Sabe aquele quadro do ‘funcionário do mês’, famoso em algumas redes de fast food? Você não precisa fazer isso na sua empresa, mas chame um colaborador que tenha se destacado, agradeça-o por alcançar as metas e dê espaço para que ele fale e dê dicas aos seus colegas.

Esse tipo de incentivo tem um impacto muito positivo na forma como o colaborador se sente importante e dedicado à empresa. Vale lembrar que isso não substitui o incentivo cedido com abonos salariais ou folgas, mas pode ser um complemento.

Gestores motivados fazem a diferença

Se você já investe em premiações ou recompensas para o time quando eles alcançam as metas, mas têm líderes desmotivados e que não inspiram, há um grande risco de estar jogando dinheiro fora! Esse tipo de profissional pode ser capaz de drenar as energias dos colaboradores e desmerecer os prêmios ou colocá-los na rotina como parte da obrigação da equipe que ele gerencia.

Um programa de incentivo sério precisa ter a motivação como uma meta diária. E para isso o líder precisa:

  1. Elogiar o colaborador quando couber;
  2. Apontar soluções em vez de erros;
  3. Criar metas possíveis;
  4. Evitar as crises;
  5. Manter um clima harmonioso;

Programa de incentivo baseado em dados

Crie um programa de incentivo baseado em dados e não somente em observação. Isso significa computar as conquistas e metas do seu time com precisão. Assim, você evita recompensar injustamente e esquecer peças importantes no time.

Crie metas para cada setor e proponha uma recompensa gradual para cada uma delas. Dessa forma você mantém o ritmo forte da equipe por todo o período em que o programa de incentivo será aplicado, que pode ser anual, mensal e, em alguns casos, até mesmo semanal.

  • Ideias de tópicos para incentivar o seu time:
  • Assiduidade na empresa;
  • Pontualidade;
  • Metas alcançadas;
  • Melhores avaliações de clientes (pode ser individual ou por equipes);
  • Atendimento mais rápido;
  • Retenção de clientes;

Vale lembrar que esses são itens genéricos e dentro das metas a serem alcançadas você pode e deve definir outros pontos, de acordo com o ramo de atividade do seu empreendimento.

Você realmente se importa com o bem-estar da sua equipe? Então conheça uma opção segura e prática para o transporte corporativo do seu time com a 99 Empresas, clique e confira.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *