planejamento-para-empreender

Como empreender com menos riscos e alcançar o sucesso

Como empreender de forma eficiente e lucrativa é sempre uma preocupação, seja para quem já começou ou para os que estão pensando iniciar um empreendimento. Há vários fatores que influenciam no sucesso dos negócios, mas alguns pontos devem ser sempre seguidos.

Neste artigo trouxemos alguns passos que ajudarão em todas as fases de uma empresa, seja em sua criação ou para um revisão se você está fazendo tudo certo. Confira!

Como empreender de forma segura conhecendo o mercado

Todo empreendimento tem algum risco, se você ainda está pensando em começar um negócio é preciso que saiba isso. No entanto, conhecer o seu mercado pode ajudar a evitar erros primários.

Analise os seus principais concorrentes e veja exatamente o que eles fazem que a sua empresa ainda não faz. Pesquise o montante de capital que circula por mês na área e maneiras de inovar e atender a demanda.

Receba Dicas Exclusivas Para Ter Mais Crescimento Na Sua Empresa!

Crie e metas e acompanhe

Qual a meta do seu empreendimento? Essa resposta deve estar na ponta da sua língua antes de pensar em criar um CNPJ ou de ir para a sua empresa hoje.

É comum que as empresas criem novas metas semestralmente, mas é preciso ter um objetivo principal também, como dobrar as filiais em um ano ou alcançar um determinado valor em lucro. Defina essas metas e objetivos em longo e curto prazo e não as perca de vista.

Invista em marketing

Se ninguém conhecer a sua empresa será difícil criar margem de sucesso com a sua concorrência. Crie campanhas de marketing e anuncie o seu produto e serviço. As redes sociais são ótimos canais para fazer isso, sem precisar gastar muito no início e atende de pequenas a grandes empresas.

Conheça o seu cliente

Conhecer o seu cliente e os hábitos de consumo dele ajudará inclusive no tópico anterior, assim como em outros pontos como atendimento e criação de novos produtos e serviços. Saiba por quais canais de comunicação eles preferem ser atendidos o que mais poderiam comprar da sua empresa.

Avalie a sua empresa

Faça avaliações esporádicas de como estão os processos da sua empresa. Uma pesquisa de mercado com os próprios clientes pode ajudar a identificar pontos fortes e fracos. Uma boa alternativa é o cliente oculto, em que uma pessoa é contratada para avaliar o seu empreendimento como um consumidor anônimo.

Capte o seu cliente

Crie formulários para que os clientes em potencial deixem o e-mail e telefone quando acessarem o seu site. Com essa lista você pode criar ações de marketing e apresentar novos produtos ou serviços da sua marca.

Crie um fundo de reserva

Um fundo de reserva é o que pode evitar com que pequenas empresas contraiam dívidas em tempos de crise. Comece a poupar logo nos primeiros meses.

Tenha em mente que o lucro só será visível dentro de dois ou três anos nos pequenos empreendimentos. Mesmo que o seu negócio esteja crescendo rapidamente e fuja desse cenário, o fundo reserva ainda é uma boa garantia de ficar longe do vermelho ao pagar juros de empréstimos.

Tenha iniciativa

A iniciativa é uma característica importante para todo empreendedor. Apesar do planejamento ser importante, ter a expertise de colocar as coisas em prática rapidamente e ir aprimorando os processos deve ser uma habilidade dominada por todos que querem empreender.

Gostou do conteúdo?  Então, continue no nosso blog! Você já conhece a 99 Empresas? Ajudamos de pequenas a grandes empresas com um transporte corporativo seguro, econômico e de qualidade. Clique aqui e confira.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *