agenda-de-mesa-planejamento

Planejamento empresarial: saiba como fazer o seu para 2020

O planejamento empresarial é uma ferramenta estratégica que ajuda empresas a traçarem os seus objetivos ao longo de um novo ano e é base para criar metas e prazos.

Então, se você quer começar 2020 sabendo muito bem onde quer chegar com o seu empreendimento, este artigo é para você! Confira mais a seguir e veja como criar um para o seu negócio.

Por que fazer um planejamento empresarial em 2020?

Tudo que é planejado flui melhor, e entre os principais benefícios de um planejamento estratégico estão a economia de tempo e de recursos financeiros, pois com tudo no papel você será mais rápido para tomar decisões importantes e saberá quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa.

Por exemplo, se um serviço/produto está indo bem a ideia provavelmente é expandi-lo ou aprimorá-lo, enquanto segmentos que não têm boa performance na empresa precisam ser reestruturados e repensados.

Todos esses fatores devem ser analisados e traçados em um planejamento estratégico. Ferramentas como a Matriz SWOT também são importantes e podem ajudar a entender o cenário da empresa, visualizar oportunidades e as ameaças que encontrará. 

Conheça quais são os tipos de planejamento empresarial

O planejamento empresarial é amplo e irá abranger diferentes áreas de empresa de formas diferentes. Conheça alguns deles e suas características centrais e dicas de como fazer o seu :

  • Planejamento estratégico

Esse é um tipo de planejamento voltado e feito pela liderança da empresa. Ele define o rumo da empresa e analisa a fundo oportunidades de negócio e possíveis ameaças da concorrência. Dessa forma, cria caminhos para lidar com esses cenários.

  • Planejamento financeiros

É hora de fazer um balanço das finanças da empresa, definir o fluxo de caixa, planejar como honrar as dívidas e aumentar os lucros. Para fazer um bom planejamento financeiro é preciso se apoiar em dados concretos dos anos anteriores e saber exatamente quais serão todas as saídas e entradas de capital (que podem ser previstas).

  • Planejamento tático

É nesse momento, que além dos aportes financeiros, também será decidido como aproveitar ainda melhor os recursos humanos da organização. Por exemplo: delegar tarefas para colaboradores e times, aumentar o número de funcionários    ou reestruturar setores de trabalho. O planejamento tático é muito importante e está diretamente ligado à produtividade do seu negócio, que por sua vez tem forte influência no faturamento.

  • Planejamento operacional

Nesse tipo de planejamento serão decididos os prazos das tarefas, formas de otimizar a operação e produção do time de colaboradores e o cronograma de trabalho Inclua tudo que já for possível prever, as metas que se desejam e quais serão os recursos e prazos para alcançá-las.

É importante fazê-lo no início do ano, mas no entanto, será preciso revisar com alguma frequência de acordo com a necessidade e mudanças do fluxo de trabalho.

Cadastre-se e receba dicas exclusivas para sua empresa crescer mais!


Que tal começar 2020 com mais economia e praticidade no transporte corporativo? Com a 99 Empresas isso é possível! O seu negócio pode ter toda a facilidade do App que você já conhece com o controle que só a nossa plataforma tem. Clique aqui e confira.

Veja Também

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *