Mesa com várias xícaras, cadernos, notebooks e outros aparelhos eletrônicos

Gestão empresarial: como usar a tecnologia a seu favor

A gestão empresarial é uma forma de guiar o seu negócio, grande ou pequeno, em busca do tão desejado sucesso. Ela envolve desde o controle financeiro até o gerenciamento dos times, sendo uma grande aliada dos gestores das empresas. .

Neste sentido, cabe ao gestor o olhar aguçado tanto para o seu negócio quanto para as tendências do mercado, para escolher as estratégias que usará na hora de medir os resultados, encontrar os problemas,  evitar e corrigir as falhas.

Gestão de empresa com tecnologia

As escolhas feitas na gestão empresarial são essenciais para otimizar os processos e gerar o retorno esperado. Em um mundo hiperconectado, deixar a tecnologia de fora desse processo é um grande erro.

Gerenciar e se comunicar com a equipe com o auxílio de aplicativos, sistemas e redes on-line é uma estratégia que poupará tempo, evitará erros e trará um panorama em tempo real do que está acontecendo no escritório, mesmo quando você não estiver por lá. Confira algumas dicas a seguir de como implementar isso na prática.

Gerenciador de tarefas

Existem aplicativos e metodologias usadas para organizar as suas tarefas diárias, ajudando a descomplicar e a organizar as responsabilidades de todos os colaboradores.  Nesses programas, é possível criar espaços para projetos e/ou equipes, atribuir as tarefas em que cada um é responsável, adicionar a data de entrega e, com isso e outras funcionalidades, dar visibilidade ao que está sendo entregue e ao progresso das atividades em tempo real.

Se sua empresa precisa entregar um relatório mensalmente, por exemplo, que é feito por três colaboradores de um time. Você pode criar uma tarefa para esse relatório em algum desses gerenciadores e atribuir subtarefas, uma para cada pessoa, indicando o que cada um deve entregar para esse relatório ficar pronto e quando isso deve ser feito. Os colaboradores, assim, vão receber notificações sobre essa tarefa que lhes foi dada, para começarem a trabalhar no projeto, negociar prazos etc.

Há diversas opções com versões gratuitas e completas na web, como Trello, Asana e Quire, por exemplo, portanto, selecione uma que mais se adeque à rotina da sua empresa e comece, assim, a acompanhar e a medir a produtividade das equipes.

Inove em canais de comunicação

E-mail geralmente é a principal rede de comunicação das empresas tradicionais. Mas aplicativos de mensagens, como o famoso Whatsapp, trazem muito mais dinamismo, principalmente para assuntos urgentes. Use essa ferramenta com seu time  como um apoio, mas trace limites claros para evitar que o uso seja inadequado, como, por exemplo, tratar de assuntos pessoais no horário do expediente e vice-versa.

Sistemas de finanças simplificam a gestão empresarial

Investir em um sistema de finanças é uma solução para poupar tempo na empresa. Há programas que possibilitam o controle da entrada e saída de caixa e recebimento de notas fiscais de forma prática e simples. É o caso do Conta Azul. Com isso, além de acompanhar o balanço mais rapidamente, você evita possíveis erros de cálculos feitos de forma manual.

Transporte corporativo por aplicativos

Já pensou em ter um aplicativo de transporte corporativo como uma opção para a sua equipe ir e vir de compromissos a trabalho? Além do conforto, praticidade e agilidade para os seus colaboradores, é possível gerenciar em tempo real o trajeto e a localização do seu time e, dessa forma, ter mais uma ferramenta de gestão empresarial, literalmente na palma da sua mão. 

É o caso da solução corporativa inteligente da 99 Empresas, que traz uma economia média de 15% a 30% nos gastos com transporte corporativo e permite controlar os custos, personalizar relatórios e monitorar todos os serviços em tempo real, além de eliminar a necessidade de solicitar reembolso das corridas.

Arquivos nas nuvens

Trabalhar apenas com arquivos em rede física, ou seja, somente gravados em pastas no computador, pode trazer imprevistos, principalmente em casos de pane no sistema, ou quando é preciso realizar tarefas remotas. Por isso, opte por manter os arquivos em nuvem, serviço que hoje já é amplamente utilizado e é oferecido por grandes empresas, como Google e Amazon. Assim, todos podem ter acesso e produzir de forma conjunta nos projetos, sem precisar estar necessariamente na mesma sala ou na mesma rede. Opções de plataformas desse tipo não faltam na internet, inclusive com versões gratuitas.  

Continue no blog! Temos informações sobre as vantagens do serviço de transporte 99 para a sua empresa, além de toda a funcionalidade do app para os gestores e o que fazemos pela sua segurança durante a corrida.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *