Qual é o futuro do trabalho? Prepare-se para as mudanças que estão por vir

Qual o futuro do trabalho? Sem dúvida a resposta não é trabalhar das 9h às 18h, de segunda à sexta-feira no escritório. Esse modelo convencional está se tornando ultrapassado e, principalmente nos últimos 10 anos com a ajuda da tecnologia, tem sido possível explorar novas formas de trabalho. Com isso, é possível ter mais liberdade para decidir como e de onde trabalhar, algo que já tem se tornado uma prioridade para muitos brasileiros. Portanto, mais cedo ou mais tarde, essas tendências vão chegar ao seu escritório, então é melhor estar preparado e manter a sua empresa atualizada com essas novas tendências, porque elas vieram para ficar (ainda bem!).

O futuro do trabalho dirá como e onde você irá trabalhar

A pesquisa Mundial Future of Work (Futuro do Mundo do Trabalho, em tradução para o português) feita pela ADP, ouviu 2 mil colaboradores no Brasil, França, Alemanha, Holanda, Austrália, China, Índia, Cingapura, Estados Unidos, Canadá, México, Chile e Reino Unido. Foram reveladas na publicação diversas tendências para o mercado de trabalho e, entre elas, está a flexibilidade.

Entre os brasileiros ouvidos, 77% deles diz desejar ter liberdade para trabalhar de onde e como quiser. Se a sua empresa não abre mão da equipe batendo ponto às 8h e saindo às 18h, talvez seja a hora de rever isso. Comece devagar, tente liberar alguns colaboradores para fazerem um dia de trabalho de casa e depois teste com o resto da equipe. Isso pode aumentar o bem-estar na sua empresa e trará bons resultados.

A internet espalha o conhecimento mais fácil

O cara a cara tem suas vantagens, mas você já pensou que disponibilizar um conteúdo on-line pode ser a saída para treinar uma equipe inteira de unidades diferentes gastando menos? Esse é o futuro! A pesquisa da ADP apontou que 75% dos brasileiros consideram provável a adoção da tecnologia para aprender.  Considere você também fazer uma chamada on-line em vez de marcar uma reunião para fazer breve explicações ou passar orientações simples.

O propósito pode ser um acelerador no futuro do trabalho

Quando se sabe para onde está indo, se vai mais rápido. Se em sua empresa a equipe apenas cumpre as metas sem saber muito bem o porquê estão fazendo as tarefas, isso é um erro. 

Compartilhe com eles as necessidades da companhia e o que podem alcançar aumentando a produção e entregando um serviço excelente. Seja transparente nesse ponto, pois você ganhará parceiros no lugar de apenas funcionários.

Um futuro de autonomia 

Ninguém gosta de ser controlado o tempo todo e, quanto antes você compreender isso, melhor. Permita um ambiente com mais autonomia na sua empresa, sem que seja preciso um gestor cobrar os subordinados todos os dias pelas tarefas. Crie a ideia de que cada um é o principal responsável pelo seu próprio trabalho, pois isso pode trazer mais ânimo ao dia a dia.

A ideia é não pegar no pé o tempo todo, mas claro, não deixar de acompanhar a produtividade da empresa e da equipe, pois esse é um fator que não deve mudar nem em um milhão de anos no futuro do trabalho, não é mesmo? A diferença é que agora você pode contar com a tecnologia para isso. Veja aqui como usar a tecnologia para gerir a sua empresa de um jeito mais eficiente e prático.

Continue acompanhando tudo sobre a transformação digital e o futuro do trabalho no nosso blog. Ter uma empresa de app de transporte para o seu negócio faz parte dessa revolução tecnológica no mundo do trabalho e é fácil e rápido aproveitar essa oportunidade! Confira os benefícios e como contratar clicando aqui.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *