Caneca personalizada com estampa grafada como "Boss"

Como ser promovido e negociar o salário sem medo?

Saber como ser promovido e negociar salário é a grande dúvida de todos que buscam uma evolução na carreira. Além do trabalho duro e do comprometimento, existem algumas técnicas e estratégias que ajudarão nessa jornada de crescimento profissional e que vão te dar mais segurança na hora de pedir o tão esperado aumento.

Então, se o seu desejo é ganhar mais e assumir maiores desafios na empresa, esse conteúdo foi feito exatamente para você! Confira a seguir.

Como ser promovido pelo reconhecimento profissional

Encontrar o reconhecimento profissional deve ser uma meta de quem almeja promoções. Porém, se você sente que nem sempre o seu trabalho é notado, por melhor que seja, é a hora de analisar os pontos que você pode melhorar.

Além do seu trabalho diário, mostre-se interessado pelas tarefas ligadas ao cargo que você deseja. Faça cursos complementares que estejam ligados diretamente à função almejada. Se houver liberdade, ofereça auxílio em algumas tarefas ao gestor da área.

Busque boas referências e qualificações

Informe-se sobre as qualificações necessárias para a vaga que você se vê futuramente e conheça o perfil desse tipo de profissional, inclusive em outras empresas. Esse processo servirá como guia para dar os próximos passos dentro do seu trabalho. Deixe claro aos diretores que quer aprender, pois essa transparência é importante para que na hora de analisarem candidatos para uma promoção o seu nome esteja cotado.

Como negociar o seu salário sem medo e de forma sensata

O primeiro passo para negociar o seu salário é saber se é realmente a hora de fazer isso. Para analisar esse cenário você deve se responder algumas perguntas essenciais, como:

  1. A empresa está satisfeita com meu trabalho?
  2. Eu executo todas as tarefas nos prazos e com excelência?
  3. Estou há mais de um ano no cargo?
  4. Meus colegas admiram meu trabalho?
  5. Sou considerado um exemplo para o time?
  6. Qual o diferencial do meu trabalho?
  7. A empresa passa por um bom período financeiro?

Conversas sérias devem ser feitas pessoalmente

Se todas as respostas foram positivas no tópico anterior, não tenha medo de pedir um aumento, esse é um direito de todo colaborador. Fale com ele e agende uma conversa de feedback com o seu gestor direto. Esse tipo de assunto deve ser tratado pessoalmente e nunca por e-mail ou telefone.

Separe uma lista com suas atribuições e destaque os pontos positivos nos últimos meses, entre eles podem estar bater metas, ajudar em novos negócios, contribuir para solucionar problemas e para ajudar a empresa a obter reconhecimentos no mercado.

Lembre-se, a conversa deve manter um ritmo tranquilo e amistoso, nunca ameaçador. Se receber uma devolutiva positiva, anote se terá novas atribuições e tenha certeza de que está apto a cumprir com todas elas.

Caso a resposta seja negativa, agende um novo feedback e peça aconselhamento de caminhos que pode seguir para a evolução profissional e os motivos que ainda impedem esse aumento. Se o problema for apenas o financeiro da empresa, tente negociar alguns benefícios, como dias de folga e pequenas mudanças na rotina do trabalho.

O que você não deve fazer ao negociar salário

Inserir ambições puramente pessoais, como trocar de carro ou imóvel, pois isso não é uma boa postura profissional. Apesar do valor humano ser um ponto importante para muitas organizações hoje em dia, é melhor focar puramente nas suas habilidades profissionais para alcançar uma promoção ou aumento salarial.

Usar um colega de trabalho que foi promovido como justificativa, além de não soar bem, também não é profissional. Inspire-se em membros da sua equipe que estão acima do seu cargo e que estão evoluindo rapidamente na companhia, assim você terá bons exemplos para seguir.

Nem tudo é dinheiro: vista a camisa!

Envolva-se verdadeiramente com os projetos da sua empresa, vista a camisa e fique feliz por alcançar os resultados! Quando executamos algum trabalho com inspiração e garra, o reconhecimento profissional sempre chega. Na pior das hipóteses, você só estará alimentando o seu currículo com bons feitos e adquirindo mais experiência profissional.

Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o nosso blog! Conheça a 99 Empresas e veja como é fácil administrar o transporte corporativo e economizar! Clique aqui e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *