Não é raro um profissional desejar trocar de função, sem necessariamente, querer mudar de empresa. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a conseguir alcançar o cargo desejado, sem colocar a carreira em risco.

Planeje seu crescimento

Não basta apenas querer crescer na empresa, é essencial atender às exigências do novo cargo. O ideal é listar para si mesmo suas paixões, capacidades e preparo. Em seguida, avalie como elas poderiam ser aplicadas a outro cargo na organização. Após ter noção de qual área lhe desperta interesse, e hora de planejar o caminho que te levará ao destino desejado.

Procure seu gestor e converse com ele sobre tudo o que aprendeu e pode desenvolver desde que entrou para a equipe e expresse seu desejo de continuar fazendo parte da empresa, porém em outra área ou departamento. Se for o caso, deixe claro sua vontade de liderar uma equipe ou ter mais contato com clientes e projetos importantes.

Tranquilize seu gestor

Não é raro que gestores se sintam desconfortáveis com esta transição, portanto é importante tranquilizá-lo quanto a isto. Em entrevista ao portal UOL, Allan R. Cohen, professor de administração do campus em San Francisco do Boston College, afirmou que o mais indicado é explicar ao seu gestor que você está comprometido com o cumprimento das metas do departamento e que não partirá e o deixará na mão.

“Faça com que saibam que você se sente frustrado e deseja um novo papel, que lhe permita abrir suas asas, mas que você também está comprometido com a empresa”, é a sugestão de John Beeson, diretor da consultoria administrativa amaricana Beeson Consulting. Lembre-se de dizer que a transição não beneficiará apenas você, como toda a equipe que testemunhará o desenvolvimento de pessoas que têm interesse em aspectos mais diversificado do negócio.

Não perca oportunidades

Demonstrar suas capacidades e técnicas para o maior número de colegas ajudará a tornar seu nome lembrado por todos quando oportunidades dentro da empresa surgirem.

Para Beeson, apresentar-se voluntariamente para uma força-tarefa ou comitê que cuide de assuntos distantes do que você estiver atualmente fazendo é uma boa forma de validar habilidades. Em empresas menores, pode ser possível demonstrar uma prévia de um novo cargo ao assumir algumas poucas demandas.

Quanto mais apoio melhor

Não tenha vergonha de dizer ao máximo de pessoas que está em busca de novas oportunidades em outras áreas e que está aceitando orientações sobre carreira e informações sobre os tipos de trabalhos e experiências que você precisa ter.

Susan Battley, presidente-executiva da Battley Performance Consulting em East Setauket, Nova York, sugere que você converse também com pessoas do departamento de Recursos Humanos: [A equipe] sabe onde há cargos vagos ou pode indicar você caso saiba que você está interessado em obter outros conhecimentos.

Esteja preparado, seja qual for o resultado

Mesmo com todo esforço e dedicação, é possível que você receba uma resposta negativa, algo como: “Infelizmente não podemos implantar sua proposta neste momento em nossa empresa” ou, simplesmente, ser informado de que a proposta não é viável. Isso pode indicar que é hora de procurar por oportunidades em outra organização.

Veja Também