Mulher olha à janela, preocupada

Ambiente de trabalho: 5 problemas que afetam a produtividade

A produtividade de uma equipe pode ser afetada por inúmeras razões. Entre os fatores que podem trazer impactos negativos ao rendimento dos colaboradores estão: falhas na gestão,  problemas nas instalações e na convivência entre os membros. Veja os 5 problemas que afetam a produtividade do time:

Ambiente de trabalho desconfortável

Um dos maiores inimigos da produtividade é a falta de conforto no ambiente de trabalho. Os móveis precisam ser ergonômicos para proporcionar conforto, isso pode parecer pouco importante, mas não é.

Universidades britânicas realizaram um estudo de ergonomia e sedentarismo no ambiente de trabalho, publicado no British Journal of Sports Medicine, que recomendam trabalhar em pé, no mínimo, duas horas durante o expediente. Isso pode ser facilitado com escrivaninhas ajustáveis que permitem alternar períodos em pé e sentado.

A iluminação também influi no nível de produtividade de uma equipe: quanto mais luz natural incidindo no ambiente de trabalho, mais saudável será esse ambiente. A mesma coisa vale para a temperatura do ambiente O rendimento é maior quando a temperatura está entre 20º e 25º Celsius.

Insatisfação

A lista de motivos levam à insatisfação no trabalho pode ser longa. Entre os itens mais comuns estão: atritos entre pessoas com pensamentos diferentes, falta de valorização, ausência de diálogo com a chefia, poucas perspectivas de crescimento etc.

A verdade é que um bom líder precisa ter habilidade em administrar conflitos e estar sempre disposto a ouvir. Avalie a possibilidade de motivar a equipe com premiações por metas cumpridas e outras estratégias.

Falha na comunicação

Para ter sucesso em suas funções, um colaborador precisa ser bem orientado quanto ao que é prioridade e o que não é. Se a comunicação não está alinhada como deveria, o resultado pode ser trabalho dobrado, perda de tempo e de produtividade, o que gera prejuízos para a empresa

Falta de feedback

Oferecer um feedback aos colaboradores é importante para que toda a equipe atue com eficiência. Um líder que garante um feedback para a equipe mostra que respeita e valoriza seu time, pois estimulará a autoestima e a autoconfiança.Por meio do feedback, os colaboradores entendem se seu desempenho está dentro do esperado ou se precisam melhorar.

Falta de suporte adequado

Seja no escritório, seja trabalhando remotamente, a  falta de suporte tecnológico apropriado pode prejudicar a produção. Equipe que não conta com ferramentas adequadas para executar o trabalho, acaba gerando um desperdício de tempo.

Forneça à sua equipe ferramentas tecnológicas adequadas para que eles possam trabalhar na empresa, em casa ou em deslocamentos. Evite que os colaboradores tenham que  próprios dispositivos móveis para facilitar tarefas.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *