Trabalho remoto: como manter um time produtivo à distância

O trabalho remoto é uma forma organizacional que permite que o seu time possa atuar de onde estiver, sem precisar estar na sede da empresa para isso. Sendo assim, os funcionários podem trabalhar em casa, em coworkings, no ambiente de trabalho do próprio cliente ou até mesmo no momento em que estiverem se deslocando para os atendimentos externos.

Inclusive, essa forma de trabalho pode trazer, além de qualidade de vida e mais tempo aos colaboradores, uma economia significativa nos gastos estruturais da sua empresa, como gastos com energia elétrica, água e manutenções gerais do ambiente de trabalho.

Mas, claro, para dar certo é preciso investir em maneiras de organização e propor metas para o seu time, da mesma forma que aconteceria se eles estivessem todos os dias na empresa. Abaixo, separamos alguns dos principais benefícios dessa forma de trabalho, além de trazer dicas de como aplicar e gerenciar a sua equipe nessa estrutura. Confira a seguir:

Mais tempo para os clientes com trabalho remoto

Para funcionários que trabalham com vendas ou que precisam atender clientes pessoalmente com alguma frequência, o trabalho remoto pode trazer muitas vantagens.  A principal delas é economizar o tempo que usaria para se deslocar até a sede da empresa em que trabalha. Com isso, é possível usar essas horas a mais para oferecer um atendimento personalizado e com maior atenção ao consumidor, sem precisar estar sempre com o horário apertado.

Otimize o tempo com uma agenda organizada

Para que o trabalho remoto dê certo, é preciso que seu time tenha uma agenda funcional. Para isso, existem algumas ferramentas de gestão que ajudam muito no controle e organização do trabalho remoto de forma geral e reúnem os colaboradores em uma plataforma online. Veja aqui como a tecnologia pode ajudar na gestão da sua empresa.

Ademais, é importante otimizar as agendas da equipe de acordo com a rotina de cada um. Se sua empresa tem um time que faz atendimento presencial ao cliente, por exemplo, vale a pena separar as datas das visitas de acordo com a localização de cada cliente, realizando todas as visitas de uma mesma região no mesmo dia.

Assim é possível evitar grandes deslocamentos e o tempo de trabalho também poderá ser melhor aproveitado.

Transporte corporativo é um aliado do trabalho remoto

A escolha de um transporte corporativo também pode ser muito vantajosa. Uma vez que o funcionário pode aproveitar o tempo dentro do carro para adiantar tarefas, ler e-mails ou se atualizar sobre o mercado.

Com a 99 Empresas além do seu time ter a possibilidade de solicitar um carro de qualquer lugar, o gestor sempre estará atualizado sobre a localização da equipe e assim pode acompanhar essas informações pela plataforma e ajudar na organização, se necessário.

A importância da mobilidade corporativa

A mobilidade corporativa é a capacidade que os seus funcionários têm de trabalhar de outros locais e não necessariamente na empresa.

Para que isso seja possível, o colaborador terá que ter à mão os materiais necessários, como tabelas de preços, modelos de produtos, conexão de qualidade com a internet e segurança para acessar e-mails corporativos, sem colocar em risco as informações dos dados da empresa.

Para ter um trabalho remoto com qualidade e produtividade real, a mobilidade corporativa é um dos primeiros requisitos que devem ser atendidos.

Quer conferir outras dicas de tendências e transformações no mundo do trabalho? Clique aqui e confira a nossa área inteiramente dedicada ao tema.

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *