Desenho representa a cabeça de cinco avatares masculinos, elas não têm rostos. Acima das cabeças estão desenhados os seguintes ícones: relógio, balão de conversa, martelo e chave de fenda, lâmpada representando ideia, cifrão, engrenagens, megafone, gráfico em pizza e envelope de carta. O fundo da imagem é laranja.

Saiba as tendências de RH para ficar de olho em 2017

A cada ano, à medida que o mercado vai ficando mais competitivo e desafiador, o papel da área de recursos humanos vai se tornando mais importante e indispensável. E justamente por isso é tão fundamental para o gestor estar atento às tendências de RH, para garantir que a sua empresa aproveite bem cada oportunidade de se desenvolver e alcançar melhores resultados, se consolidando e garantindo seu espaço na mente e na preferência dos consumidores.

Pensando nisso, preparamos um artigo sensacional, que reúne as principais tendências da área de recursos humanos para o próximo ano. Vamos discutir e analisar tudo o que vai movimentar as empresas em 2017, ajudando os gestores a potencializar o trabalho de seus colaboradores e também a otimizar os seus próprios processos de gestão.

Boa leitura e mãos à obra: não fique parado quando a tendência é transformação.

A importância da gestão de Recursos Humanos

Antes de avaliar as tendências de RH, é importante perceber como essa é uma área que tem ganhado cada vez mais espaço dentro das organizações. Hoje em dia, é inegável que os colaboradores são um dos valores mais importantes para a empresa e, nesse cenário, esse movimento de reconhecimento é fundamental, pois permite que a empresa adote estratégias para valorizar o trabalho e a reconhecer a relevância da atuação de toda a equipe.

A gestão de recursos humanos vai muito além de acompanhar os processos de contratação e desligamento de colaboradores, e envolve estratégias de motivação, desenvolvimento de processos, treinamento de equipes, solução de conflitos, entre tantas outras questões que fazem toda a diferença para que os colaboradores possam realizar as suas tarefas da melhor forma possível.

As principais tendências para 2017

Carreiras em W

Uma das maiores mudanças no mercado diz respeito aos possíveis rumos que uma carreira pode tomar atualmente. Durante muito tempo, se falava bastante no crescimento da carreira em Y, o também chamado crescimento vertical. Isso significava que depois de certo ponto de ascensão, um profissional deveria tomar uma decisão importante e determinante para o seu futuro, tendo dois caminhos a seguir: a carreira gerencial ou a técnica.

Atualmente, é uma tendência perceber mais uma possibilidade nesse caminho, deixando os planos de carreira mais dinâmicos e múltiplos. O terceiro braço, que transforma o Y em um W, é justamente a gestão de projetos. Isso significa que um profissional em ascensão, hoje em dia, pode optar por se tornar um gestor. As empresas que percebem e valorizam esse caminho têm conseguido ótimos resultados com os seus colaboradores, oferecendo mais flexibilidade e permitindo que eles se encontrem profissionalmente.

Tecnologia da informação como aliada

Os avanços tecnológicos têm acontecido com tamanha velocidade e intensidade que os gestores devem estar sempre atentos para utilizá-los em favor da organização. E a tecnologia pode sim ser uma grande aliada do setor de recursos humanos, sendo essa uma das principais tendências para o próximo ano.

Um dos pontos mais fortes da utilização da tecnologia se dá por meio dos softwares de gestão, uma ferramenta muito útil para um setor complexo e variado como o RH. Um bom software é importante para organizar as informações, otimizar processos e auxiliar os gestores na percepção dos pontos mais críticos da empresa, a partir da apresentação de informações completas e relevantes. O software é uma forma de tornar o trabalho do setor mais eficiente, protegendo as informações e garantindo mais velocidade e segurança aos processos.

A tecnologia pode atuar também em plataformas de recrutamento e seleção, sistemas integrados de comunicação e muitas outras ferramentas e aplicativos que auxiliam os colaboradores na execução de suas tarefas. Cabe aos gestores de RH encontrar aquelas que são mais adequadas ao perfil da empresa.

Mídias sociais na captação de talentos

Há bastante tempo as redes sociais vêm sendo consultadas pelos recrutadores no momento de decisão de uma contratação. Após a decisão, é comum dar uma checada nos perfis do candidato, para ter certeza de que tudo o que ele disse na entrevista corresponde à realidade, e para conhecer melhor o perfil do profissional fora do ambiente de trabalho.

Mas a tendência atual é que esse poder se torne ainda maior e que as redes possam ser mesmo um ponto de partida para a busca de novos talentos para a empresa. As pessoas têm utilizado a internet como uma extensão de suas vidas e por isso é muito fácil conhecer os seus talentos e habilidades por meio desse caminho. Uma boa busca pela web pode ajudar o seu departamento a encontrar talentos para fazer a diferença nos resultados da organização.

Rotação de funções

Essa é uma tendência que vem ganhando espaço no mercado e que pode trazer excelentes resultados para as empresas que saibam aplicá-la em sua rotina. A rotação de funções consiste em permitir que os colaboradores vivenciem a realidade dos mais diversos cargos dentro da organização. Isso faz com que todos conheçam com maior profundidade a realidade da empresa, seus maiores desafios, percebendo as diferentes atividades e ampliando os seus pontos de vista.

Isso traz um impacto muito positivo para a empresa, na medida em que melhora significativamente o relacionamento entre as diversas áreas. Quando os colaboradores conseguem entender melhor o trabalho dos outros, fica mais fácil negociar, planejar e trabalhar em equipe em busca de um objetivo em comum.

A rotação de funções é muito interessante também para o próprio colaborador, que adquire mais experiência profissional, tendo um currículo mais completo e diversificado.

As tendências de RH para o ano de 2017 estão mesmo muito promissoras, não é? Agora é só pensar em como botar em prática tantas novidades e assuntos interessantes, adaptando as informações para a rotina e necessidades da sua empresa. Não vai demorar muito e os resultados vão começar a aparecer e o crescimento vai chegar mesmo em tempos de crise.

E você sabe: um time de colaboradores motivado e engajado faz toda a diferença. Por isso, recomendamos também a leitura do nosso texto com 7 dicas para uma boa gestão de pessoas, que vai ajudar você a otimizar ainda mais o trabalho com o seu time, permitindo com que as tendências de RH encontrem um ambiente ainda mais propício para o sucesso. Está esperando o quê? Bom trabalho!

Veja Também

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *