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Soft Skills: habilidade humanas estão em alta na era da tecnologia

Cada vez mais a tecnologia está presente dentro das empresas. Tanto é que frequentemente muitas pessoas se perguntam se as máquinas irão substituir os humanos futuramente. Mas é justamente nesse período extremamente tecnológico em que estamos vivendo que se espera mais humanidade no ambiente de trabalho. Por isso, as soft skills, termo usado para se referir às capacidades comportamentais dos profissionais, ganham cada vez mais destaque e trazem resultados para as corporações.

O artigo de hoje vai te ajudar a entender o que são as soft skills e as vantagens de ter profissionais com essas habilidades no seu time, além de trazer ideias para desenvolvê-las na equipe. Então relaxe, que enquanto você lê este texto garantimos que nenhum robô irá tomar o seu lugar.

 

O que são soft skills?

As softs skills, diferentemente das hard skills que são habilidades técnica, são habilidades comportamentais diretamente ligadas às capacidades de relacionamento interpessoal, comunicação e liderança.

Habilidades consideradas soft skills:

  • Pensamento crítico;
  • Atitude;
  • Comunicação;
  • Criatividade;
  • Empatia;
  • Capacidade para resolver conflitos;
  • Trabalho em equipe e persuasão.

Hard Skills x Soft Skills

Boa parte das soft skils estão ligadas à comunicação e inteligência emocional, por tanto, mesmo que um profissional tenha boas hard skills, isso é habilidades técnicas para operar o trabalho e conhecimento profundo da área, se ele não souber ouvir, se relacionar com seus colegas e trabalhar sobre pressão, é muito provável que ele traga problemas à operação da empresa.

Como desenvolver soft skills no meu time?

Como as soft skills são habilidades comportamentais, elas dependem bastante do interesse do colaborador em se colocar em situações e mudar alguns hábitos dentro da empresa.

Na posição de líder você pode criar ambientes propícios para que a relação com os outros colaboradores se estreite e que a comunicação seja um valor da sua organização.

Confira algumas ideias:

  • Reuniões criativas entre colaboradores de setores diferentes;
  • Estimule o trabalho em equipe;
  • Dê oportunidade para que todos apresentem ideias;
  • Crie eventos e ações que estreitam os laços entre os colaboradores;
  • Coloque como valor que todos são iguais e todas as opiniões e ideias merecem respeito.

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