Riscos no escritório: Dicas para evitar acidentes de trabalho

Quando falamos em “acidente de trabalho” logo pensamos em um ambiente cheio de ferramentas pesadas e de terreno hostil, como um campo de obras. Porém, muitas destas ocorrências acontecem justamente dentro de escritórios bem equipados.

De acordo com dados do Ministério de Trabalho, o Brasil é o quarto país do mundo no número de registros de acidentes sofridos durante atividades laborais, ficando atrás apenas da China, Índia e Indonésia. São mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano em todo o país. Mas como evitar estas ocorrências? Confira algumas dicas:

Mantenha cada coisa em seu lugar

Manter o ambiente organizado e livre de objetos espalhados pelo chão é o primeiro passo para evitar que acidentes de trabalho aconteçam em sua empresa. Um local desorganizado e com material de trabalho deixados em qualquer lugar pode ser perigoso.

Portas e corredores

Nunca deixe arquivos, caixas ou objetos grandes próximos à portas e corredores, isso aumenta a chances de escoriações e lesões por batidas. Além disso, deixar portas e corredores livres é essencial para ter sucesso caso seja necessário evacuar o edifício, em caso de incêndio, por exemplo.

Pisos e escadas

Pisos e escadas podem representar um grande risco no ambiente de trabalho. É totalmente possível conciliar design e segurança. Escolha pisos antiderrapantes e instale corrimão em todas as escadas. Nos degraus, a aplicação de fitas antiderrapantes são essenciais para evitar acidentes graves.

Estoque de materiais e arquivos

Se for guardar objetos em prateleiras altas tenha certeza de que elas estão bem pregadas na parede, que aguentam o peso depositado sobre elas e que as caixas não irão cair. Coloque sempre pastas ou materiais mais pesados nas partes inferiores dos armários, isso evita um esforço desnecessário e riscos de hematoma.

Pontos cego

Ambientes com muitos corredores podem apresentar pontos cegos. Ao se deslocar de um lado para o outro, você pode encontrar uma parede ou até mesmo um extintor e acabar batendo a cabeça, por exemplo.

É sempre importante lembrar que a hora do trabalho não é momento de distração. Em áreas de risco, evite brincadeiras que possam roubar a atenção da equipe. Use o tempo de descanso para desfrutar da companhia dos colegas e se entreter.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *