wtw

Pessoas transformam negócios: O que aprender com Luiza Helena Trajano

Luiza Helena Trajano, fundadora e presidente do conselho de administração da rede Magazine Luiza, participou do WTW19, o maior evento sobre o futuro já realizado no Brasil. Em seu painel, o tema não poderia ser outro: “Pessoas transformam negócios”.

Quer conhecer as melhores dicas e saber como as transformações feitas na Magazine Luiza podem servir de inspiração para sua empresa? Então confira a seguir.

Humanidade não deve faltar

A rede Magazine Luiza é uma loja sobretudo com forte apelo digital. É possível ir até uma unidade pessoalmente, mas é online que a personagem virtual “Lu” conquistou milhares de corações, acumulando mais de 400 mil seguidores no Twitter. A receita é bem simples: postagens com linguagem do cotidiano e forte humanização da personagem.

A presidente da rede varejista Luiza Helena explica que não separou a loja física do digital e que esse foi um dos seus grandes acertos. Os clientes podem comprar pela internet e retirar na loja, está tudo integrado.

Um propósito além do dinheiro

Qual o propósito do seu empreendimento? E o seu pessoal? Ganhar dinheiro? Ter sucesso? Com esforço e foco, uma hora ele será alcançado, mas se você ainda não tem um propósito forte, esse pode ser um problema.

Luiza sempre teve muita clareza sobre o propósito da Magazine Luiza desde o início, quando foi criada em 1957: gerar emprego. “Uma das coisas que eu nunca perdi foi o meu espírito e o meu princípio. Vejo muitos presidentes perderem isso e estão tomando muitos remédios para depressão. A gente sempre teve um propósito de ganhar, mas não a qualquer custo. Desde que foi criada [Magazine Luiza] nosso objetivo é gerar empregos. Esse é o nosso propósito até hoje! Todos os meses geramos 500 empregos”, ela comenta, sendo ovacionada com aplausos da plateia no WTW.

“O dia mais feliz da minha vida foi quando a Magazine Luiza foi eleita a melhor empresa para se trabalhar em 2018. Eu coloquei pessoas em primeiro lugar, foi isso que eu fiz”, revelou a empresária.

Torne-se formal o mais rápido possível

Se você está começando agora e acha os impostos e custos para manter uma empresa ativa um tanto altos, torná-la formal pode ser o primeiro passo e único caminho para crescer de verdade. “A primeira coisa que a empresa tem que fazer é tentar ser formal o mais rápido possível. Uma empresa que não é formal dificilmente consegue crescer”, alerta ela.

E deu o exemplo: “Crescer é um preço que se paga. Paguei por uma auditoria internacional em 1994, algo que muitas concorrentes não faziam na época. O resultado foi a possibilidade de criar a LuizaCred em parceria com um banco que pode nos garantir 10 bilhões em carteira”, lembra Trajano.

Uma empresa familiar precisa ter regras e acordos

Sua empresa é familiar? Os sobrinhos chegam na hora que querem? Os filhos prontamente assumem cargos gerenciais sem provar seus valores e esforços? Você pode estar indo pelo caminho errado!

Para Luiza Helena Trajano, os acordos são muito importantes para empresas familiares. “O que precisa ter primeiro é acordo em família. Acordo com sócios. Filhos que começam têm que iniciar por baixo e têm que obedecer a hierarquia”, enfatizou a empresária.

Empresas digitais? Simplicidade e oportunidades são um trunfo

Outro aspecto interessante das apostas digitais do Magazine Luiza são os vendedores que criam propagandas direcionadas para o público local nas redes sociais, em que eles próprios fazem o comercial.

Geralmente improvisado e gravado com celulares, eles falam os preços e apresentam promoções. Trajano também traz um outro exemplo à tona e lembra do momento em que caiu ao carregar a tocha olímpica. O resultado não poderia ser outro: ela virou “meme”. Mas a oportunidade virou promoção e aumentou o faturamento da loja!

“O digital primeiro é uma mudança de comportamento. Precisamos aprender a descentralizar e ser simples. E isso não é simplismo. Quem tem poder é quem tem conhecimento e pode colocar as coisas para funcionar rápido”, comenta ela.

Gostou do conteúdo? Comente o que achou e quais ações digitais você está tomando em sua empresa!

Qualidade e economia no transporte corporativo? Veja como a 99 Empresas pode te ajudar clicando aqui!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *