artista com papel laminado sobre o rosto

Inspire-se: Um texto para impulsionar a sua criatividade

Nem toda boa ideia surge do acaso. Isso se trata mais de uma estratégia pessoal do que de um dom.

Os cientistas acreditam que temos em torno de 70 mil pensamentos por dia. Mas nem todos são “produtivos”, claro. Agora mesmo, você pode se perder durante a leitura deste texto entre milhares de situações que só estão na sua mente.

Então por que, entre tantos pensamentos, ainda temos bloqueios de criatividade quando mais precisamos?

Hoje, reunimos algumas dicas para intensificar o seu processo criativo e, também, para incentivar a sua equipe com produtividade e valor.

1 – Não existe inovação no caos

Não precisa ser um modelo metódico, mas ter um estilo organizado e disponibilizar um tempo para o planejamento do seu próprio fluxo de tarefas, permite que você sinta mais liberdade e possa expandir as ideias criativas de um jeito linear e sem distrações. Isso significa mais tempo para a mente dedicar ao que importa!

Visual Art Skull GIF - Find & Share on GIPHY

2- Procrastine!

Sabe quando o projeto chega em um ponto que parece estar emperrado? Por mais contraditório que pareça, este é o momento de procrastinar!

Busque sair da zona de conforto com atividades que te desafiem. O subconsciente continuará trabalhando, enquanto o seu cérebro se distrai e relaxa. Você perceberá que as coisas se encaixam de modo que a tarefa seja realizada com mais eficiência do que se não parasse.

Deep Blue Pixel GIF - Find & Share on GIPHY

3- Uma coisa de cada vez  

Não faça tudo de uma vez. Mesmo que sejam inúmeras entregas e prazos apertados, coloque limites no número de atividades que irá realizar.

Como na meditação, os momentos de maior concentração – quando  o corpo e a mente estão sintonizados no mesmo foco – afloram a criatividade significativamente. Este é o estado de flow, você se sentirá totalmente absorvido e produtivo.

Story Jobs GIF by Primer - Find & Share on GIPHY

4- Para o gestor

Além de recrutar os talentos certos, é necessário garantir que eles tenham espaço e liberdade à produção e expressão de pensamentos criativos.

Se perceber que há um bloqueio, examine se a metodologia mantém os funcionários condicionados ao mesmo resultado. Experimente modificar a dinâmica das reuniões deixando todos mais confortáveis e livres para opinar.

Office Rubix Cube GIF - Find & Share on GIPHY

5- Inteligência emocional de todos

A criatividade anda ao lado da inteligência emocional. Quando o cérebro está despreocupado, poupa-se energia e dá espaço para novas ideias.

Em alguns casos, os profissionais passam mais tempo no escritório do que em outros lugares. Como gestor, procure favorecer um ambiente seguro e acolhedor. Campanhas e atividades que estimulam o equilíbrio e diminuam o estresse, podem contribuir para a saúde mental e potencializar a produção coletiva.

Valentines Day Love GIF by GIPHY Studios Originals - Find & Share on GIPHY

6 – Ponto final  

Uma pesquisa da McKinsey & Company mostrou que 80% das pessoas acreditam que a chave para o crescimento econômico é o potencial criativo, mas apenas 25% sentem que estão vivendo de acordo.

Todo bom gestor precisa conhecer o estilo da sua equipe e colocar no planejamento estratégico, ferramentas e recursos que impulsionam o desenvolvimento deles dentro e fora do ambiente empresarial. Aqui, você encontra mais dicas para motivá-los!

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *