Pessoa usando calculadora e anotando em um bloco de papel

Um termômetro para o desempenho: saiba como calcular os índices de rentabilidade

Imagine que você começou a trabalhar em uma empresa ou em algum projeto. Os primeiros fatores que você irá analisar são o salário/ganho mensal em relação ao esforço que a tarefa pede, não é mesmo? Quase todo mundo faz (ou deveria fazer) essas reflexões. Quando se fala em um negócio próprio, isso fica por conta dos índices de rentabilidade, que têm como objetivo calcular todos os lucros obtidos a partir dos investimentos feitos.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre isso. Então, fique atento e saiba como calcular a rentabilidade do seu empreendimento e em quanto tempo ele irá se pagar!

Primeiros passos para calcular índices de rentabilidade

Antes de começar, saiba que conhecer a rentabilidade da sua empresa é essencial para atrair acionistas ou pensar em novas estratégias que poupem recursos financeiros e, consequentemente, aumentem a margem de lucro.

Para calcular os índices de rentabilidade é ideal que você tenha em mãos:

  1. Dados sobre o giro de ativos (valor investido/volume de vendas);
  2. Controle do fluxo de caixa;
  3. Informações atualizadas sobre preço das mercadorias;
  4. Valores exatos de investimentos externos;
  5. Valor investido desde o início das atividades;
  6. Valor atualizado do patrimônio;
  7. Valor gasto com a operação;
  8. Relatório de custos fixos e variáveis

Após reunir todos esses itens, separe no mínimo o período de um ano para analisá-los e compará-los. A seguir vamos apresentar alguns exemplos que irão te ajudar a esclarecer e realizar esse processo.

Giro dos ativos

O giro dos ativos irá trazer um cenário sobre seu lucro bruto e líquido. Uma das formas é calcular o lucro obtido com as vendas e serviços prestados.

Para chegar ao lucro líquido: subtraia do valor do lucro bruto tudo o que foi gasto com a operação, produção e impostos.

Ou seja, é preciso saber o quanto sua empresa gasta para produzir e atender e o quanto pode ser obtido de ativos a partir de cada serviço/produto. Com esses dados em mãos você pode criar um controle mais acirrado das suas atividades e analisar se há algum serviço no vermelho ou com baixo lucro líquido.

Calculando a rentabilidade na prática

Uma vez que você conhece os lucros mensais, é hora de saber os índices de rentabilidade na prática. Essa é a forma de descobrir em quanto tempo a sua empresa irá se pagar de fato. Divida o lucro pelo investimento total na empresa desde que ela começou.

Para ficar claro: No período de um ano, se você investiu um total de R$ 150 mil e consegue lucrar 9 mil por mês, o seu índice rentável é de 6% ao mês. O que é uma boa marca se pensarmos que investimentos conservadores em bancos marcam cerca de 1%. Uma boa rentabilidade é esperada entre duas ou três vezes acima disso, de acordo com o artigo da Exame, com dicas de um especialista em finanças.

Retorno sobre investimentos em um setor específico

Você também pode aplicar um olhar mais analítico para uma área da empresa e dividir o lucro líquido pelo valor total de investimento no setor. Assim saberá os índices de rentabilidade de uma área ou produto específico.

Poupar é um ótimo caminho para o lucro! Quer saber como a 99 Empresas pode te ajudar a levar mais praticidade e economia para sua empresa? Clique aqui e mude o seu conceito de transporte corporativo agora mesmo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *