Soluções criativas para reduzir custos estão onde menos espera: é hora de pensar fora da caixa

Você já tentou de tudo, mas precisa mesmo é de algumas ideias inovadoras para reduzir custos no seu negócio? Muitas empresas quebram a cabeça procurando soluções e alternativas para chegar a essa meta e acabam acreditando que esgotaram suas possibilidades. Por isso, nós separamos algumas ideias que valem a pena você apostar para ter uma redução de custos real. Confira:

Deixe de usar copos descartáveis

Os copinhos de plástico, além de gerarem custo extra para as empresas, não são amigos do meio ambiente. Uma boa alternativa é mudar para copos de vidro com a política de “cada um lava sua própria louça”. Outra boa ideia é investir em canecas personalizadas com o logo da sua empresa e o nome dos funcionários.

Painéis solares

Se sua empresa gasta muito com energia elétrica, os painéis solares podem ser uma alternativa para reduzir os custos. Eles funcionam como geradores de energia e com certeza irão ajudar na redução de custos com a conta de luz. Antes de optar por essa alternativa, faça o levantamento dos gastos da instalação e de quanto ele irá ajudar a poupar na sua empresa.

É hora de aposentar a sua frota de veículos

As frotas de veículos são caras, gastam com manutenção, motoristas, sem falar nos outros vários custos ligados ao veículo. Por isso, para reduzir custos, vale contratar uma solução que facilite a locomoção dos seus colaboradores, como um aplicativo de transportes. Além de prática e moderna, a opção será mais econômica do que manter uma porção de veículos e motoristas para transportar a sua equipe a reuniões e eventos corporativos . Há opções de aplicativo de transportes com plataformas exclusivas para empresas, clique aqui e confira.

Ambiente climatizado usando menos energia

O teto verde é uma ótima opção para amenizar dias quentes e ajudar no escoamento de água das chuvas. Ele consiste em instalar uma camada de plantas no teto do imóvel e ajuda a manter o ambiente interno mais agradável. Sem falar no bem que isso pode trazer para o meio ambiente em geral. Mas, vale lembrar, é importante contar com a ajuda de um profissional para colocar essa ideia em prática, uma vez que é preciso analisar se o imóvel pode suportar essa iniciativa ecológica.

Uma mãozinha da natureza

No mesmo caminho da dica anterior, usar os recursos naturais em benefício da sua empresa também é uma ótima opção. Mantenha as janelas e cortinas abertas durante o dia para colaborar para a entrada de luz. No inverno, os raios solares e telhas transparentes também ajudam a deixar o ambiente quentinho sem ter que usar energia elétrica.

Deixe a equipe propor soluções

Ninguém faz a diferença sozinho, por isso é importante ouvir sua equipe na hora de ter ideias inovadoras para reduzir custos. Peça que eles proponham algumas alternativas e colaborem para que essa meta seja alcançada. 

Para animar seu time, você pode propor incentivos caso os custos sejam de fato reduzidos ao fim de um período estipulado, como, por exemplo, oferecer alguma espécie de bonificação ou benefícios para quem sugerir e colocar em prática as melhores ideias.

Isso, além de ajudar a reduzir as contas no fim do mês, irá aumentar o espírito de equipe e o engajamento dos times. E lembre-se, o líder também faz parte da equipe. Então, arregace as mangas e mão na massa para participar dessa atividades.

Continue acompanhando mais conteúdos sobre Finanças no nosso blog!

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *