O ano de 2018 já está acabando, sendo assim é hora de olhar para trás, rever os processos e planejar o futuro da sua empresa.

Apenas definindo o que precisa ser melhorado é possível estabelecer novas metas. Por isso, temos algumas dicas para ajudar no planejamento estratégico do seu negócio para 2019.

Avalie as forças e fraquezas do seu negócio

Primeiro, você precisa estabelecer qual problema ou demanda de gestão pretende resolver, é importante escolher um problema por vez. Após a revisão, olhe para o ambiente externo, aquilo que você não consegue controlar, observe as oportunidades e as ameaças que o novo cenário pode apresentar. Esteja sempre preparado.

Olhe para o calendário

É importante definir um método que permita o arranjo dos objetivos por períodos, como semana, mês a mês, trimestre, quadrimestre ou semestre. Um dos fatores a ser considerado nessa agenda do ano são os dias úteis e os feriados. Nossa dica aqui é ter em vista estas pausas para não ter que mudar a rota quando as datas se aproximarem do prazo de entrega das tarefas e projetos.

Tenha sempre foco

Claro que sua empresa pode ter mais de um objetivo, mas só com o foco direcionado para uma meta será possível atingi-lo. Sempre que um novo projeto surgir, pergunte-se: “Está no planejamento?”. Se não estiver, não priorize-o.

Repense a gestão do tempo dos colaboradores

Todo o seu planejamento estratégico 2019, deve girar em torno da gestão de pessoas, já que o tempo dos colaboradores é a principal força de uma empresa. Certifique-se de que sua equipe está sempre fazendo o que é mais importante, sem perda de tempo com reuniões em excesso, deslocamentos demorados, atividades burocráticas, distrações constante etc..

Corte custos

Não basta saber quanto custa sua folha salarial, os gastos com compras e manutenção de escritório. É preciso avaliar se o que sua empresa disponibiliza foi ou está sendo lucrativo.

Torne seu time mais produtivo

Quais foram as atividades que em 2018 mais tomaram tempo de seus colaboradores? As mais importantes para o objetivo final foram priorizadas? Você delegou ou centralizou? Pensar nessas questões é essencial para entender como sua equipe está quando o assunto é gestão de tempo.

Veja Também