Gestão horizontal: menos ordens, mais liberdade e aumento da produtividade

Qual a importância da hierarquia na sua empresa? A gestão horizontal é um método que busca tirar um pouco o peso das relações de poder, ou seja, ela é contrária a “gestão vertical”, que exige mais ênfase nos cargos dentro das equipes. Esse é o método mais comum nas empresas em geral, onde o “chefe manda” e os subordinados só executam.

Já na gestão horizontal, todos da empresa, do estagiário ao diretor, podem participar das tomadas de decisões, dividir ideias, opiniões e responsabilidades. Essa é uma forma de trabalhar extremamente colaborativa que tem ganhado cada dia mais espaço, principalmente nas empresas mais modernas. Mas, se a sua empresa não segue muito essa linha e você está inseguro de mudar um pouco a forma como tudo funciona entre as suas equipes, que tal entender melhor a gestão horizontal? Confira:

  1. Quando todos opinam, a empresa vai mais longe

Na gestão horizontal o controle por hierarquia fica no passado. A ideia é abrir mão desse controle centralizado nas ordens para que todos possam opinar sobre formas de trabalho e melhores métodos para alcançar os resultados desejados.

Assim, além de ir ao encontro de um acordo de trabalho mútuo com sua equipe, você ainda contará com a ajuda de todos para tomar decisões por caminhos mais orgânicos e não apenas impostos de forma rigorosa por um chefe. Deixe que opinem desde o horário de trabalho até melhores maneiras de realizar as tarefas.

  1. Troque ordens por objetivos na gestão horizontal

A liberdade com responsabilidade é a marca da gestão horizontal, que traz mais autonomia para sua equipe. Mas é essencial que seus colaboradores não cumpram meramente ordens e sim objetivos. Para isso, cada membro do seu time precisa compreender exatamente o que está fazendo e a importância de cada uma de suas tarefas para o bem coletivo da empresa. O trabalho com propósito e sentido deve ser o lema para levar esse pilar em conta.

  1. Mais motivação para o time

Com menos burocracias e mais espaço para opinar, os colaboradores sentem que fazem mais parte dos processos da empresa e, assim, o espírito de motivação pode ser ainda mais forte. Além disso, quando se tem a oportunidade de compartilhar suas ideias e, o melhor, ser ouvido por outras pessoas na empresa, as equipes se sentem mais valorizadas como profissionais. É como se recebessem um voto de confiança da empresa.

  1. Delegar gera mais produtividade

Muitos líderes acostumados com uma gestão vertical acabam centralizando muito suas tarefas. Porém, aprender a delegar tarefas que são simples e chatas para você pode ser uma forma de outros profissionais se desenvolverem e, além disso, você ganha tempo para o que realmente importa, como focar em uma gestão estratégica que gere resultados, novos contratos, analisar fornecedores e focar nos centros de custos da sua empresa.

Já imaginou ter que parar o seu trabalho a todo momento para solucionar problemas simples e corriqueiros ou autorizar ações cotidianas? Por isso, é importante confiar nos profissionais da sua empresa e na sua equipe como um todo, assim todos os processos serão mais rápidos e eficientes. Crie uma cultura de autogerenciamento de tarefas e demonstre que conta com o trabalho de cada um deles.

  1. Responsabilidades ficam mais claras

A gestão horizontal é capaz de aumentar o senso de responsabilidade da sua equipe, uma vez que todos estão mais envolvidos nos processos. Ao tomar decisões sobre o trabalho mais abertamente, os colaboradores também assumem alguns riscos sobre os caminhos a seguir e é ideal deixar isso claro. Além disso, como essa é uma gestão colaborativa, todos devem ter um senso de responsabilidade alto, mas também devem se ajudar sempre que necessário. Assim todos saem ganhando e crescem juntos.

Você já conhece a 99 Empresas? A plataforma de transporte corporativo com toda a facilidade que um app deve ter. Clique aqui e saiba mais sobre os benefício que ela pode trazer para o seu negócio.

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *