Fintechs: conheça as startups financeiras que estão revolucionando o mercado

Você já ouviu falar das fintechs? Provavelmente você já deve ser cliente de alguma delas e nem se deu conta. Fintechs são startups financeiras que otimizam e simplificam os serviços por meio da tecnologia, o que em alguns casos pode ajudar na redução do custo de seus serviços para o consumidor. É o caso dos cada dia mais populares bancos digitais, por exemplo.

O termo fintech se refere a qualquer empresa que ofereça soluções financeiras por meio de tecnologias avançadas e na palma da mão. Uma das principais características desse tipo de negócio é que eles nascem startups, apesar de muitos já valerem bilhões de dólares no mercado internacional. São companhias de pequeno a médio porte, mas com um plano de negócios altamente escalável e 100% conectado às novas tecnologias.

Fintech: o que é esse novo modelo de empresas?

A palavra fintech une os termos em inglês financial e technology, que em português significam financeiro e tecnologia, respectivamente. Na prática, são empresas voltadas ao mercado financeiro, que se utilizam de tecnologias de ponta.

Nos bastidores, elas vão muito além de uma união bem-feita de duas palavras chamativas. Elas alavancam novos modelos de operação, serviços e produtos financeiros, em larga escala, desburocratizando tudo para o consumidor.

A proposta dessas empresas é funcionar com uma equipe mais enxuta, se comparada com instituições gigantes e consolidadas no mercado. Desde a programação até o atendimento ao cliente, as fintechs fazem de tudo para entregar serviços simplificados, sem deixar nada a desejar na qualidade. Em resumo, essas empresas oferecem verdadeiras soluções digitais para facilitar a vida financeira de seus clientes.

Quais são os tipos de fintechs?

Existem vários tipos de fintechs no mercado, que você deve conhecer para saber diferenciar o serviço de cada uma.

Tipos de fintechs:

  • Banco — conta corrente e poupança;
  • Controle e apoio financeiro;
  • Empréstimo e crédito;
  • Financiamento;
  • Criptomoedas;
  • Crowdfunding;
  • Investimento;
  • Pagamento;
  • Câmbio;

Quais são as principais fintechs no Brasil?

O Brasil já desponta com algumas fintechs de peso no mercado, que você deve conhecer. Se ainda não usa os serviços que elas oferecem, dê uma espiada:

Stone

A Stone é uma empresa que oferece soluções para a realização de pagamentos e maquininhas para vendas no cartão. No final de 2018, ela ultrapassou a marca de 1 bilhão de dólares.

Quinto Andar

O Quinto Andar é uma fintech em imóveis, você sabia? A empresa de aluguel de imóveis funciona, na verdade, através de seu algoritmo de análise de crédito, que permite a conexão facilitada de vendedores e compradores.

Nubank

Banco 100% digital com serviços de cartão de crédito sem anuidade, opção de débito, conta para investimento e outras funções. Vale cerca de US$4 bilhões, o que a classifica como uma empresa unicórnioa 99 também é uma!

Creditas

A Creditas trabalha com um serviço de crédito que também é conhecido como refinanciamento: nessa modalidade, você utiliza um bem seu, geralmente um veículo ou um imóvel, como garantia de pagamento do seu empréstimo.

GuiaBolso

Aplicativo gratuito que ajuda o usuário a fazer um controle financeiro de forma descomplicada, com dicas e sugestões simples.

Bidu

Fintech que compara, recomenda e contrata seguros e serviços financeiros. Faz todo o meio de campo para entregar um serviço de acordo com o perfil do cliente.

Picpay

App que centraliza o pagamento de contas em uma plataforma só. Ainda, oferece o serviço de pagamento em estabelecimentos, compra de créditos para celular, cartão de transporte e outros recursos.

Curtiu?!  Confira outras dicas como essa na nossa área sobre ‘Startups’. Clique aqui e confira.

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *