3 filmes sobre negócios para refletir e se inspirar sobre o mundo corporativo

Chegou a hora de ir para casa depois de várias reuniões exaustivas e você ainda precisa pensar em uma nova solução para o seu projeto? Que tal aliviar o cansaço físico e mental e ainda ter bons insights enquanto se entretém? Assistir alguns filmes sobre negócios pode ser uma boa forma de fazer isso!

Muitas vezes, é do mundo da arte que surgem as inspirações para novas ideias de negócios. Assim como nos filmes, o mundo corporativo exige atitude e resiliência para vencer obstáculos e chegar a um objetivo — o clímax do trabalho.

Por isso, prepare algo para comer, ligue sua TV e reserve um tempo para assistir cada um desses filmes!

3 filmes sobre negócios que vão te inspirar e ajudar a refletir sobre o mundo corporativo

  1. O Lobo de Wall Street

A loucura, os excessos, o dinheiro e até onde um homem de negócios vai para sustentar sua própria vaidade. O Lobo de Wall Street retrata tudo isso, baseado em uma história real.

Jordan Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio, é um corretor de ações que busca seu “lugar ao sol” em uma grande empresa. Quando ele consegue a vaga tão almejada na icônica Wall Street, a bolsa de valores cai bruscamente e ele se vê sem emprego.

Frustrado, mas ambicioso, ele começa a vender ações de empresas, digamos, nada promissoras para o mercado, mas que rendem bastante dinheiro para quem consegue comercializá-las. Com uma lábia fora do comum e ações ilegais, ele consegue fortuna, fama e atrair suspeitas da polícia.

Um filme para refletir sobre os limites do poder e ética. A trama mostra como uma pessoa pode chegar ao seu ápice nos negócios, mas se autodestruir e quebrar sua empresa com ações sujas e ambição exagerada.

  1. Walt antes do Mickey

O império Disney não seria nada sem a mente criativa e audaciosa de Walt Disney, que viu no meio do nada — literalmente — o que seria o mais famoso parque do mundo.

Quando Disney comprou lotes de terras em meio a um pântano, as pessoas achavam que ele estava maluco. Porém, o que ele enxergava já eram os castelos, montanhas-russas e os personagens que fazem da Disney um lugar mágico.

O filme expõe as investidas e portas fechadas que ele recebeu, até que o jovem Walt tivesse a ideia que mudaria o rumo do entretenimento mundial: a criação de Mickey Mouse. Muita resiliência e confiança na equipe são pontos altos que esse filme aborda, baseada na vida do ilustrador.

  1. A Grande Aposta

A bolha imobiliária que estourou em 2008 e quebrou esse e outros mercados nos Estados Unidos, e repercutiu no mundo, teve uma outra história por detrás.

Antes do mercado quebrar e levar junto empresas e empregos, Michael Bury, interpretado por Christian Bale, enxerga uma oportunidade um tanto duvidosa. Ele decide apostar todo o capital de sua empresa na quebra do sistema imobiliário.

Paralelo a isso, o corretor Jared Vennet sabe dessa aposta e começa a oferecê-la a seus clientes, para tentar levar vantagem e dinheiro com a aparente maluquice.

Em uma série de ações em que personagens vão se interligando por meio de uma aposta nada convencional, a trama vai se desenvolvendo.

O filme revela que a então “quebra do sistema imobiliário” acontece, e a aposta surte o efeito calculado pelo personagem. O longa evidencia que, ao mesmo tempo em que uma grande quebra econômica deixa milhões sem dinheiro, ela também oferece espaço para enriquecer alguns poucos.

Depois de ver esses filmes sobre negócios, sua visão sobre o dia a dia no mundo empresarial irá expandir. Um prato cheio para enriquecer o seu repertório cultural e trazer reflexões fora da caixa.

Gostou do conteúdo!? Então fica, tem muito mais artigos como este por aqui. Clique aqui e conheça a nossa seção sobre Mercado.

Veja Também

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *