Cena da série La Casa del Papel

Estratégias de negócios que aprendemos com a série La Casa de Papel

Ter estratégias de negócios é fundamental para toda empresa e deve nortear o trabalho de ponta a ponta. Se executadas corretamente, elas podem ajudar no aumento das vendas, a conquistar um trabalho mais competitivo frente à concorrência e a agradar mais os clientes. Mas além do pensamento lógico, montar boas estratégias requer boas doses de inspiração também.

Hoje nós vamos fundo ao tema e trazemos algumas dicas de como o seriado ‘La Casa de Papel’ (Netflix), que conta a história de um roubo na Casa da Moeda espanhola, pode fornecer boas ideias de como ser estratégico aí na sua empresa. Mas calma, tudo dentro da legalidade, ok? 😉 A emoção fica por conta das ideias que vão surgir para impulsionar seu negócio. Confira:

1. Estratégias de negócios começam com uma boa equipe

Toda empresa precisa de bons profissionais. Na série ‘La Casa de Papel’, o personagem conhecido como ‘Professor’ mostra que esse é um passo essencial antes de iniciar a sua empreitada criminosa.Ele reúne pessoas com diversas especialidades, que se complementam, e pensa no papel de cada uma delas no plano antes de recrutá-las. Assim como em uma empresa, ele reúne bons profissionais e que conseguem dar conta do recado.

2. Confiança no líder

Se você já assistiu ao seriado, verá que o professor não promete apenas dinheiro para conquistar o seu time para uma proposta, pode-se dizer, bem arriscada. Acima de tudo, ele faz com que as pessoas envolvidas confiem nele e acreditem que o seu plano é perfeito, quase como se fosse o plano de cada um ali. Percebeu alguma semelhança com o mundo corporativo? Um bom líder deve fazer com que a equipe confie nele mesmo quando o objetivo é ousado e requer toda a capacidade do time. Além disso, a liderança deve desenvolver o “pensamento de dono” nos colaboradores. É importante fazer com que todos envolvidos se sintam parte de algo real e importante, pois é isso que vai fazer com que eles deem o seu melhor ali.

3. Planejamento minucioso

Antes de dar partida em seu plano, o “Professor” estudou por muito tempo seu alvo e pensou em todas as etapas. A capacidade de se antecipar aos acontecimentos é outro ponto importantíssimo às estratégias de negócio e, para isso, é necessário analisar as chances de êxito e falhas.

Imagine a situação hipotética: o que aconteceria se de repente o seu concorrente reduzisse seus preços e, ao mesmo tempo, o custo da produção do seu negócio aumentasse e você tivesse que cobrar mais caro pelo seu serviço, como você lidaria com essa situação? Resolver possíveis problemas hipotéticos é um exercício de antecipação importante, que ajudará a passar por adversidades sempre com uma carta na manga.

4. O plano B deve ser tão bem estruturado quanto o plano A

É comum ver cenas em que a equipe da série precisa pensar rapidamente em um Plano B, como quando eles são encurralados no banco por forças policiais fortemente armadas. Em uma empresa, situações de tensão em que o plano A vai por água abaixo podem ser comuns. Por isso, ter um plano B forte e bem estruturado pode significar a continuidade das atividades de uma empresa no mercado.

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