Preservação ambiental e o mundo corporativo: como as empresas devem colaborar?

Precisamos falar de um assunto importante: Preservação Ambiental. Afinal, você sabe como colaborar com a proteção de um dos nossos bens mais preciosos, o meio ambiente?

Com o passar dos anos, o mundo foi criando uma habilidade maior em compreender o meio ambiente em que se vive, as ações realizadas em relação a ele, os impactos causados a curto, médio e longo prazos.

As companhias têm participado  ativamente da preservação dos recursos naturais. Muitas dão um passo à frente, promovendo atividades e incentivando seus clientes a fazerem o mesmo. Elas perceberam que agir de forma social e ambientalmente responsável é mais do que apenas um dever legal: afeta positivamente os lucros e o sucesso dos negócios em longo prazo.

Veja, a seguir, como as companhias podem contribuir. Aproveite as dicas e aplique na sua empresa também!

Responsabilidade Social: qual é o meu papel?

Pois bem, sabemos que está nas mãos dos governantes decretar leis para proibir produtos nocivos à natureza. Contudo, os consumidores, trabalhadores, empresários e os outros membros da sociedade também podem evitar práticas que não sejam amigas do meio ambiente.

Já as organizações empresariais devem assumir a liderança no fornecimento de suas próprias soluções para os problemas ambientais. É responsabilidade social das empresas tomar medidas não só para verificar todos os tipos de poluição, mas também para proteger os recursos naturais. Isso pode ser feito por meio de:

 – Melhoria do design de equipamentos;

 – Substituição de materiais de má qualidade por outros melhores;

 – Abordagens inovadoras.

Essas atitudes poderiam reduzir muito ou mesmo eliminar a poluição.

Foco no que realmente importa!

A sustentabilidade não é mais um assunto deixado em segundo plano. Muito pelo contrário, o tema está em ascensão, visto que permite que as empresas reduzam custos, ingressem em novos mercados e melhorem sua reputação corporativa.

Ela afeta todo mundo em um negócio, desde os CEOs até os trabalhadores que estão no chão de fábrica. As empresas procuram formas de eliminar resíduos, reduzir o uso de energia e fontes de matérias-primas de forma sustentável.

Muitas  companhias vão ainda mais longe em seu compromisso, por exemplo, reutilizando todos os resíduos ou apoiando um preço global sobre o carbono.

Incentive o próximo

Incentivar o próximo com suas ações positivas é sempre um bom negócio. Imagina então disseminar seus planos de sustentabilidade para os clientes?  Para a maioria das grandes corporações, essa já é uma realidade.

A fim de determinar seu verdadeiro impacto ambiental, algumas empresas, como a Nike e a Adidas, se preocupam com todo o processo: desde a produção de matérias-primas até o modo como os consumidores descartam os produtos após o uso.

Defina Metas Para Reduzir Emissão De Carbono

Todas as empresas que utilizam energia e processos de fabricação como fusão de aço ou queima de tijolos, geram contas de energia média anual com valores bastante significativos, podendo chegar a milhões.

Para mitigar isso, muitas empresas estão comprometidas a reduzir o uso de energia e estabelecer metas ambiciosas para diminuir sua pegada de carbono. Por exemplo, o setor de produção de cimento do Reino Unido visa uma redução de 81% nas emissões de carbono até 2050.

Energia Mais Limpa

Energia limpa ou verde é qualquer energia que reduz o impacto sobre o meio ambiente, diminuindo o desperdício e o uso de combustíveis fósseis. Energia eólica, carros elétricos e energia solar são alguns exemplos.

As organizações podem economizar dinheiro instituindo políticas verdes. Quando adotam sistemas de energia limpa, elas servem como modelos para seus clientes e aumentam a consciência sobre as questões ambientais.

Use papel com inteligência!

Para deter o desmatamento e proteger as florestas tropicais, as empresas estão devolvendo o que retiraram e mudando a maneira de usar papel. Algumas companhias  fazem isso por meio de projetos de plantio de árvores ou reflorestamento, o que inclusive pode servir como compensação das emissões de carbono.

Prevenir E Reduzir Resíduos

As empresas tendem a produzir grandes quantidades de resíduos, como excesso de embalagens e  desperdício de alimentos. Isso contribui muito para a degradação ambiental, devido ao aumento do desmatamento, ao maior uso de energia e à lotação de aterros sanitários.

Com o uso de produtos reciclados, as empresas podem reduzir custos e seu impacto ambiental. Além disso, a adoção de políticas que encorajem os clientes a reduzir seus resíduos — como oferecer um desconto para o uso de sacolas reutilizáveis ou dispor de lixeiras de coleta seletiva — pode deixar sua empresa  a frente nas questões sustentáveis. Desencorajar o desperdício, como a cobrança de taxa por sacos plásticos, também pode ser útil.

Com isso, aprendemos uma lição: adotar políticas mais conscientes em relação ao meio ambiente pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa.

Além do mais, mesmo que ela não seja 100% verde, ser um consumidor responsável de recursos limitados pode ajudá-lo a fazer a sua parte na preservação ambiental e a evitar problemas com os órgãos ambientais. Adote essas ideias!

Quer aprender mais sobre o assunto? Leia o nosso post sobre redução de custos: a sustentabilidade como bom negócio.

Veja Também

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *