Funcionários trocam olhares satisfeitos durante reunião

Confira 5 dicas para manter os funcionários satisfeitos

Ficar atento ao nível de contentamento dos colaboradores deve ser uma preocupação de todos os líderes de empresas bem sucedidas. Não é segredo que funcionários satisfeitos produzem mais e com mais qualidade, então porque não investir nisso?

Pensando em ajudar a melhorar o ambiente de trabalho na sua empresa e a diminuir o rotatividade de funcionários, separamos 5 dicas para manter os colaboradores felizes em fazer parte do seu time:

1 – Recompense os colaboradores mais comprometidos com a empresa

Planeje como recompensar funcionários com bom desempenho. Sua empresa pode ir além da tradicional participação nos lucros e oferecer outros benefícios para quem atingir a meta, como o pagamento de um curso de especialização, ingressos para um show, uma viagem ou dias de folga. Mas lembre-se de respeitar cada indivíduo. Que tal criar metas individuais?

Você sabia que pessoas talentosas costumam ter um desempenho acima da média se sentirem que são reconhecidas? Não deixe de investir em desafios profissionais no ambiente corporativo e recompensá-los. No mais, aposte em benefícios, além de salários atraentes. Isso ajuda a evitar que o profissional possa sentir necessidade de procurar uma empresa mais atrativa.

2 –  Seja transparente

Poucas coisas prejudicam mais um ambiente de trabalho que boatos. Por isso mantenha sempre uma postura honesta com seus colaboradores. É provável que nem sempre a equipe goste do que está sendo dito, mas certamente respeitarão a transparência e honestidade da empresa e seus gestores.

2- Incentive a personalidade e o desenvolvimento de habilidades da equipe

Não importa o tamanho da equipe, certamente os colaboradores têm gênios e necessidades diferentes uns dos outros, por isso é tão importante respeitar e incentivar o desenvolvimento da personalidades e de habilidades.

Tenha em mente que parâmetros e diretrizes são mais importantes do que scripts pré-definidos. Isso estimulará seus colaboradores a pensarem e agirem por conta própria, não apenas repetir tarefas mecanicamente. Investir em cursos de especialização e atualização também pode ser uma ótima forma de ajudá-lo

4- Deixe a porta aberta

Um dos pontos mais importantes e que garante a satisfação dos colaboradores é saber ouví-los e se importar com os seus problemas. Não é fácil produzir normalmente quando se está com dificuldades financeiras, matrimoniais ou de saúde. Procure saber como está a vida pessoal dos funcionários e coloque a empresa à disposição para ajudá-los.

5- Invista no local de trabalho

Oferecer um bom ambiente de trabalho é fundamental para o sucesso da empresa. A cor das paredes, a temperatura do ar-condicionado e até a disposição dos móveis podem influenciar no humor das pessoas e, consequentemente, em seu desempenho profissional.

Ofereça uma boa área para os momentos de descanso, onde seja possível tomar um café ou simplesmente espairecer por alguns minutos. Jogos individuais ou coletivos também podem ser uma boa forma de renovar as energias num dia de trabalho intenso.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *