4 dicas indispensáveis para fazer a sua empresa crescer e alcançar objetivos

Um dos desejos e dúvidas que pairam na mente dos empreendedores desde a hora do despertar até a hora de dormir é: como fazer uma empresa crescer e gerar mais receita do que gastos. Existem várias estratégias muito exploradas por estudiosos e especialistas no assunto para alcançar isso, no entanto, a solução para essa fórmula é a “resposta de 1 milhão de dólares”. Por isso, neste artigo separamos algumas ideias e dicas que irão te ajudar a desvendar esse mistério. Confira:

  1. Fuja das dívidas

As dívidas são bolas de neve que, se não administradas, acabam acumulando juros e se tornam praticamente impossíveis de quitar. O pior cenário possível é quando algumas dívidas passam a fazer parte do pagamento fixo da empresa, ou seja, o orçamento não fecha sem uma entrada de dinheiro extra.

Para evitar esse tipo de situação, é essencial criar um bom fluxo de caixa e sempre ter alguma reserva financeira para períodos de emergência e imprevistos. Isso porque o lucro quase nunca é imediato, principalmente em pequenas empresas.

Você venderá um produto/serviço e só irá receber o lucro sobre ele após algum tempo, pois terá que cobrir os custos de produção, mão de obra, entre outros, antes de chegar no lucro de fato.

  1. Simplifique processos

Se sua empresa tem processos muito complicados ou demorados, como no atendimento ao cliente ou na resolução de pendências do dia a dia, essa é uma barreira que pode ter sua origem (e solução) dentro do seu próprio negócio.

Um dos maiores complicadores de processos é a centralização deles. Isso costuma acontecer com frequência em empresas de pequeno porte, que acabam concentrando todas as decisões, até mesmo as mais triviais, no proprietário.

Delegue as tarefas e dê funções mais gerenciais com poder de decisão para alguns funcionários. Para não correr riscos, é ideal criar uma conduta de atendimento ou correção de erros. Por exemplo, quando um cliente pedir para trocar algum produto ou expressar insatisfação com algum serviço, toda sua equipe precisa saber como lidar com isso. Dessa forma, com o cliente feliz e satisfeito, maiores são as chances do seu negócio crescer e prosperar, certo?

Para isso, vale guardar com carinho estas 3 dicas de ouro:

  • * Você não precisa ir em todas as reuniões e, pelo menos até a data da publicação deste post, infelizmente é impossível estar em dois lugares ao mesmo tempo! Mas, calma, peça para outras pessoas da equipe participarem das reuniões em que sua presença não é tão urgente e que depois elas te deem o feedback de como foi. 
  • * Não burocratize a troca de produtos/reparação de serviços ao seu consumidor;
  • * Seu cliente não tem que ter trabalho para comprar (dificuldade de agendar algum serviço, navegar por um site complicado, esperar muito para ser atendido);
  1. Tenha um objetivo e saiba como chegar lá

Fazer uma empresa crescer depende bastante de ter objetivos claros. Isso significa ter produtos e serviços fortes e, acima de tudo, saber onde se quer chegar. Se sua meta é, por exemplo, aumentar 20% das suas vendas até o final do ano, é preciso colocar no papel o que será necessário fazer para isso. 

Seria preciso aumentar o estoque (no caso de produtos)? Ter mais funcionários para atender bem os clientes? Os canais de atendimento precisarão de algum reforço? Com metas bem definidas e as necessidades claras para que elas sejam alcançadas, fica mais fácil criar um objetivo, traçar um caminho para chegar nele e para continuar estável depois, mantendo os bons resultados.

  1. Venda de soluções

Essa dica vale para todas as áreas! Hoje, as pessoas buscam por soluções, seja no ramo de serviços ou produtos. E é capaz que você as tenha aí, bem na sua empresa. Mas a falta de uma venda mais atenciosa, que ouça os clientes com cuidado, pode fazer com que o crescimento da empresa escape pelas mãos.

Nesse sentido, vale treinar a equipe para que se empenhe em ouvir os clientes e ofereça a melhor solução dentro do orçamento e do que o comprador procura. Isso vale mais a pena do que só ficar pressionando a sua equipe para que façam queima de estoque ou acelerem um processo de negociação.

Gostou? Então confira mais uma dica extra que vai ajudar a responder a pergunta de ouro de “como fazer uma empresa crescer”: você já conhece a 99 Empresas? A plataforma da 99 é uma ótima dica para ajudar no acompanhamento e análise de custos com transportes da sua equipe. De forma transparente e simples, você pode checar o valor gasto por cada funcionário, visualizar tudo por centros de custo, checar datas e deslocamentos. (Mais fácil do que ficar conferindo uma porção de notas de táxi, né?) Clique aqui e conheça mais.

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *