Como criar uma startup de sucesso em 5 passos

As startups são empresas novas no mercado e que, para se consolidar, aplicam modelos escaláveis, ou seja, têm a possibilidade de alcançar patamares mais elevados em seus processos à medida que o negócio cresce, seja nas vendas, no reconhecimento do público ou na capacidade de produção e atendimento.

Se você já é do ramo, esses conceitos citados anteriormente devem ser muito bem conhecidos. No entanto, mesmo quem já tem experiência na área pode estar desatento para alguns pontos primordiais de como criar uma startup de sucesso.

Para te ajudar, fizemos uma lista de práticas que você deve sempre seguir e monitorar na sua startup. Então, olhos atentos à leitura e vamos agarrar o sucesso!?

  1. Inovação é a chave mágica para a startup do sucesso

Como seu negócio pode se diferenciar dos demais? Comece respondendo essa pergunta a si mesmo e permaneça nela até encontrar alguns diferenciais.

Mesmo que o seu mercado tenha uma grande concorrência dentro da área, há sempre uma maneira de atender os seus clientes de forma diferenciada, por exemplo.

  1. Escale uma equipe talentosa e invista no plano de carreira

Escolha bons profissionais e tenha um plano de carreira bem estruturado. A perda de talentos é uma realidade em algumas startups que ainda estão se consolidando no mercado e isso é péssimo para os colaboradores e para a empresa.

Promova e bonifique boas ideias e os seus autores. Lembre-se: uma startup tem como sua força motriz a inovação e uma estrutura de gestão horizontal pode ajudar a reconhecer e revelar esses profissionais de maneira ainda mais fácil.

  1. Acredite em suas ideias e faça brainstorms

Imagine se os criadores de empresas de sucesso como Airbnb, Facebook e Waze não acreditassem no potencial de suas primeiras ideias? É claro, ideias precisam ser trabalhadas e bem estruturadas para darem certo, mas antes de tudo elas precisam nascer. Crie um terreno fértil para isso na sua startup. Faça brainstorms e crie processos de incentivo para estimular a criatividade de toda a equipe.

  1. Cliente satisfeito chega antes do sucesso

Coloque como meta ter o cliente satisfeito e invista para saber se ele realmente está se sentindo assim. Realize pesquisas de satisfação com frequência e resolva os problemas e reclamações com prontidão.

Sistematizar é bom, ganhamos tempo e os processos ficam ágeis, mas a tecnologia nunca irá superar um atendimento humanizado e educado. Mantenha essa opção, principalmente para clientes que têm dúvidas e questionamentos. A reputação positiva ou negativa da sua startup está sempre em jogo em cada cliente atendido.

  1. Faça barulho na internet

Algumas empresas confundem presença digital com somente ter um site e um perfil nas redes sociais. A presença digital vai além disso e significa interagir com o seu público e criar um canal de comunicação por meio dessas plataformas digitais.

Outro ponto importante é falar a língua do seu público, isto é, se o foco da empresa são os jovens ou pessoas despojadas, uma postura mais descolada da marca nas redes sociais pode ser uma boa iniciativa, como o uso de ‘memes’ e gifs. Mas, claro, sempre atento para não exagerar no tom.

Aposte em conteúdos virais e mantenha os seus consumidores informados sobre todas as novidades da sua empresa pelas redes sociais.

Quer ficar por dentro do mercado das Startups e conferir outras dicas essenciais para o seu negócio? Então fique por aqui e conheça a nossa área sobre o tema!

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *