Homem vestido de terno e gravata vermelha está segurando um celular de cor preta. Ele confere a tela e está em um ambiente com muita luz solar, que parece vir de uma janela. Só é possível ver seu tronco e sua mão. Seu rosto e o resto do ambiente não aparecem na foto.

Como aplicativos para táxi tornam a vida mais fácil e segura?

Quando você vai para casa depois de um jantar com um cliente ou quando precisa ir do aeroporto ao hotel em uma cidade que não conhece durante uma viagem de negócios, o que faz? A primeira alternativa é chamar um táxi? Você não está sozinho nessa. O detalhe é que, para isso, muitos tentam encontrar e parar um carro na rua — o que nem sempre é prático ou mesmo seguro. Mas há uma alternativa bem mais atrativa: usar um dos aplicativos para táxi atualmente disponíveis para smartphone. Ainda não consegue enxergar tantas vantagens nessa opção? Pois neste post você vai descobrir ao menos as principais! Então fique de olho!

É mais fácil localizar um táxi próximo a você

Especialmente à noite, sair procurando um ponto de táxi ou um carro que esteja rodando na rua pode ser muito perigoso. Imagine se você está em um local de menor movimento e tem que andar muito antes de encontrar um taxista disponível! Os riscos existem e são ainda maiores quando você está sozinho ou em uma região desconhecida.

Além dos perigos já naturalmente existentes, se uma pessoa mal-intencionada nota que você está procurando um táxi, sabe que certamente está carregando dinheiro ou ao menos um cartão para pagar a corrida. E isso faz de você um alvo ainda mais chamativo. Não se submeta a este tipo de situação!

 

post-1

 

Com a ajuda dos aplicativos para táxi, você pode usar seu smartphone para solicitar um táxi sem sair do local seguro onde se encontra, conseguindo encontrar rapidamente um motorista que esteja próximo e que vai atendê-lo com a devida agilidade. Aí é só esperar que ele chegue a você!

É possível ver previamente os dados do motorista

Ao pegar um táxi na rua, você está sujeito à possibilidade de, pelos mais diversos motivos, enfrentar uma viagem desagradável. Seja porque o motorista é pouco qualificado, porque o carro não está devidamente higienizado ou porque a maneira de dirigir daquele profissional não lhe agrada. Por esses e tantos outros motivos, a ideia de saber um pouco mais sobre o taxista antes de contratá-lo é muito bem-vinda. Com os aplicativos para táxi, isso é possível.

Afinal de contas, todos os motoristas precisam fornecer uma série de informações e documentações ao fazer seu cadastro nesse serviço. Assim, antes de escolher um profissional para atendê-lo, você já consegue visualizar seus principais dados: nome completo, informações sobre o carro, histórico e avaliações das corridas realizadas. A partir daí você já sabe o que esperar quando o taxista chegar, prevenindo-se contra surpresas negativas.

É simples controlar o tempo para atendimento

Ninguém gosta de passar muito tempo esperando que o táxi chegue ao ponto de encontro, principalmente se você está a caminho de um compromisso importante. Mas quando você pega um táxi da maneira tradicional, na rua, qualquer reclamação sobre atraso pode ser absolutamente insignificante. Até porque não tem como saber se aquele feedback será usado para que o motorista efetivamente melhore seu atendimento.

Com os aplicativos de táxi, isso não acontece. Nesse caso, você consegue controlar de maneira precisa o tempo que o motorista gastou no seu atendimento, desde o momento da solicitação da corrida. É possível inclusive saber qual foi o caminho feito até o ponto de encontro. Esse controle permite que você se sinta mais tranquilo, já que elimina aquela sensação desconfortável de não saber onde o táxi está ou quanto tempo ainda vai demorar para chegar.

Se mesmo assim você ficar insatisfeito com a demora do taxista, pode externar essa reclamação formalmente, em um review negativo. O review é uma avaliação que será compartilhada com os outros usuários do app e que influencia muito a quantidade de corridas que os motoristas conseguem. Então pode ter certeza: todos eles farão o melhor possível para aprimorar seu atendimento continuamente, levando em conta os comentários.

É viável acompanhar o percurso realizado

Seja por motivos de praticidade ou mesmo de segurança, conhecer o percurso que o taxista está realizando é muito importante. Se alguma coisa acontecer durante o trajeto, você pode enviar essa informação a um parente ou amigo, por exemplo. Você também pode usar essa informação quando realizar a mesma viagem no futuro, comparando trajetos diferentes para descobrir qual deles é mais rápido e, assim, reduzindo os gastos com táxi.

Os aplicativos de táxi podem ajudar nesse quesito, por permitirem acompanhar o percurso feito em tempo real. O melhor é que, diferentemente de um GPS, esse trajeto fica salvo no app, associado à data da viagem e ao taxista contratado. Com todas as informações reunidas e centralizadas, fica bem mais fácil organizar seu próprio histórico de corridas. Para quem usa muito o serviço, essa é uma ferramenta extremamente útil, já que, ao longo do tempo, você consegue otimizar suas escolhas de motorista e trajeto para aproveitar cada corrida ao máximo.

É certo que contará com o apoio do aplicativo

Está aí se perguntando se, mesmo com todas essas vantagens, algo ruim acontecer durante sua corrida? Antes de mais nada, é preciso ressaltar que, felizmente, esses são casos raros. Afinal, todo o processo para incluir um motorista na base de dados dos aplicativos é bastante rigoroso, o que garante que somente profissionais sérios e capacitados entrem. Isso sem contar que o próprio sistema de avaliações também ajuda bastante no processo de filtrar os melhores taxistas.

Em um universo hipotético, porém, se uma eventualidade acontecer, você ainda estará mais protegido em comparação aos passageiros que pegam um táxi na rua, lidando diretamente com o motorista. Ao usar o aplicativo, você passa a ter um intermediário na relação com o taxista, podendo contar com o apoio da empresa por trás do app.

Como os aplicativos de táxi só aceitam taxistas devidamente legalizados, é fácil identificar e comprovar quem foi o transgressor. Nesse caso, o motorista pode não só ser banido do serviço on-line como também denunciado ao Departamento de Transportes Públicos. Enquanto isso, o cliente recebe todo o apoio para fazer um boletim de ocorrência e lidar com a situação da melhor maneira possível. Dentro de suas possibilidades legais, a empresa fará de tudo para que o passageiro não tenha maiores inconvenientes.

Agora nos conte aqui: você já usa aplicativos de táxi no seu dia a dia? De que maneira eles colaboram para tornar sua experiência de usuário de táxi mais prática e segura? Deixe sua opinião nos comentários e participe da conversa!

Veja Também

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *