Administrar o tempo é um pesadelo? Veja 4 dicas primordiais para empreendedores

Controlar as tarefas da equipe e as suas, coordenar projetos, agendar reuniões com clientes, fornecedores, prospecções e ainda encontrar espaço para investir em planejamentos eficazes.

Empreender requer dedicação e nos coloca diante de diversos desafios. A agenda apertada é uma realidade comum para muitos empreendedores. Se administrar o tempo tem sido uma tarefa difícil e, por vezes, até impossível, nós trouxemos algumas dicas que podem te ajudar! Vamos lá, confira e anote:

O primeiro passo para administrar o tempo é listar tarefas

Ninguém consegue cumprir tarefas e prazos se não listar bem claramente tudo que precisa fazer em um dia, na semana ou durante o mês. Essa lista pode ser física ou em aplicativos. Veja com qual delas você se adapta melhor. 

Sempre que terminar uma tarefa, risque no papel ou clique em finalizado se estiver utilizando algum App. Isso pode te ajudar na motivação. Mesmo que você já tenha uma organização a longo prazo, sempre faça um apanhado diário com seus objetivos.

Essa é uma ótima saída para organização pessoal do tempo e, como dito, deve ser o primeiro passo. Mas um líder também precisa pensar e enxergar com amplitude e envolver sua equipe e os projetos existentes. Você verá mais sobre isso a seguir.

Saiba dividir responsabilidades e delegar tarefas

À medida em que a sua empresa aumenta, algumas funções deixam de fazer sentido para você e é hora de delegá-las a outros colaboradores, seja o atendimento diário de clientes, o controle de finanças ou burocracias e pormenores do sistema de recursos humanos.

No entanto, apegar-se a esses processos, que muitas vezes são atribuídos aos próprios empreendedores nos primeiros anos de vida do negócio, é um hábito comum em empresas menores e que tomam muito tempo da gestão do líder.

Confie as tarefas ao seu time e compartilhe responsabilidades com os líderes dos setores. Para isso, crie processos e sistematize-os. Isso não quer dizer que você sairá totalmente da operação, mas, sim, que tomará distância e assumirá o cargo de gestor, supervisionando mais de um setor. Assim, terá tempo para ter um olhar maior e panorâmico da empresa.

Escolha serviços que poupem tempo

Você já ouviu a frase clichê: “tempo é dinheiro”? Pois é, quando se tem um empreendimento ele de fato é dinheiro! E sabe qual é um grande erro cometido por empreendedores? Pagar por serviços extremamente burocráticos que, em vez de facilitarem o dia a dia da empresa, o dificultam (e ainda cobram por isso).

Ponha sempre isso na balança na hora de contratar qualquer tipo de serviço. A empresa que você contrata precisa ter um bom atendimento e poupar o seu tempo. Quer um exemplo? Sua empresa usa transporte corporativo? Se sim, responda as perguntas abaixo: 

  1. Como é feita a gestão desse serviço?
  2. O prestador de serviço consegue poupar algum tempo no seu processo de gerenciamento de verbas ou reembolso?
  3. Existe um sistema que te ajuda a resolver a parte burocrática e financeira mais facilmente?

Na hora de contratar um serviço desse segmento, avalie principalmente as facilidades e como a empresa pode poupar o seu tempo. Leve isso como regra para tudo que precisar comprar ou assinar. (Ah, uma dica: a 99 Empresas consegue oferecer todos esses benefícios. Se você clicar aqui depois da leitura poderá conferir).

Pensar antes de agir e tomar decisões: isso é administrar o tempo

Você está empolgado(a) com um novo projeto, as horas antes de dormir são até mesmo inquietantes, e, sem um plano sólido, você resolve lançá-lo. Após algum tempo, você percebe que as coisas não estão dando muito certo, o time não entendeu a proposta, a comunicação ainda é falha e o público-alvo é indefinido.

Se identificou? O cenário está muito ligado ao planejamento da empresa, mas também é diretamente vinculado à gestão do tempo. Uma vez que nesses casos, além da preciosa movimentação do ponteiro do relógio, você poderá perder dinheiro também! E cuidado: isso pode acontecer desde o lançamento de um novo produto/serviço até a mudança de organização ou fluxo do trabalho.

Por isso, antes de tomar qualquer ação em sua empresa, pare, pense e planeje. Esse pode ser um bom filtro para poupar tempo e recursos. Lembre-se disso até mesmo quando for mudar uma mesa de lugar! Você verá como faz diferença.

Gostou do nosso conteúdo! A leitura é rápida e o tempo gasto é convertido em mais sabedoria! Esse é o foco do nosso blog. Continue por aqui e expanda ainda mais os seus conhecimentos! Clique e confira a seção completa sobre empreendedorismo.

Veja Também

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *