Sala de reunião com colaboradores discutindo ideias

Centro de custo: Saiba o que é e a importância dele para a sua empresa

Uma planilha de centro de custo é muito importante para qualquer empresa. Afinal, ela ajuda a estabelecer os gastos de cada um dos setores da empresa. Mas o que é um centro de custo?

Centro de custo é uma avaliação interna de despesas e receitas. São unidades dentro de uma organização e geralmente são projetos ou departamentos de uma empresa. É uma maneira eficiente de agrupar despesas e receitas, para uma melhor análise de partes do negócio.

Há dois tipos de centros de custos, os produtivos e os não produtivos. No primeiro entram unidades que impactam diretamente a fabricação e comercialização dos produtos e serviços, como setor comercial e telemarketing. Já os não produtivos são formados por setores que não influenciam a venda e a produção dos produtos e serviços, como áreas administrativas e jurídicas.

A partir da elaboração dos centros de custos é possível separar a empresa em partes. Assim, a gestão poderá ter uma visão mais ampla dos números de cada segmento do negócio e tomar decisões estratégicas com base em dados financeiros.

Usar uma planilha de centro de custo é uma excelente maneira de descomplicar o cálculo dos gastos de cada setor. Atualmente é possível usar software para otimizar o processo. Estas plataformas facilitam a gestão dos recursos, melhoram o conhecimento e distribuição de custos fixos e variáveis, simplifica a geração de relatórios para identificar qual área consome mais recursos e precisa ser otimizada e promove a integração das áreas da empresa.

Ter um bom centro de custo é uma medida que facilita a gestão, economiza tempo dos gestores e aumenta a produtividade das equipes.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *