Planejamento e organização: as lições de um triatleta para o mundo do trabalho

O quanto você sacrifica pelo seu trabalho? E a sua saúde e bem-estar, como ficam nessa história? Se você está se sentindo em dívida consigo mesmo, talvez seja hora de rever a forma como está vivendo e investir mais na sua qualidade de vida. Muitas vezes, para isso, é preciso fazer escolhas, se planejar e ter disciplina, afinal, que atire a primeira pedra quem nunca deixou de fazer algo que gosta muito, porque estava cansado de tanto trabalhar. 

Sim, isso acontece com todos nós! Mas se você quer realmente investir em si mesmo, encontrar formas de conciliar o trabalho junto com seus hobbies é fundamental. 

Para Vivian Wolff, Coach de Vida e Carreira pelo Integrated Coaching Institute, essa é uma junção de hábitos que precisam ser cultivados e priorizados, mesmo em cargos que demandam muita energia nas empresas. Por isso, hoje trouxemos um tremendo exemplo de inspiração pessoal e profissional de dentro do nosso time da 99 Empresas

Conversamos com o triatleta Felipe Lozano, 33, que concilia uma rotina intensa na área de vendas da empresa junto com treinos igualmente intensos – ele já participou de mais de 50 provas, dentre as mais importantes estão o 70.3 IronMan Macéio e a Maratona de Chicago.

Confira o nosso bate-papo e se inspire para uma carreira de sucesso e qualidade de vida:

Como os esportes te ajudam a manter a qualidade de vida?

Felipe: Eu pratico Triathlon, que é uma mistura de natação, ciclismo, corrida, e alguns exercícios de força. O Triathlon me ensina muitas coisas que ajudam a manter a qualidade de vida, por exemplo, as principais são a organização da rotina de treino e trabalho e o mindset de manter o corpo e a mente sempre em contato com coisas que fazem bem. 

O esporte ajuda ou já ajudou no sucesso da sua carreira?

Felipe: Eu acredito que sempre ajudou. O esporte me tornou uma pessoa mais ativa, mais disposta e mais tranquila, esses sentimentos fazem parte da nossa rotina de trabalho e saber lidar constantemente com eles se torna importante para enfrentar o nosso desafiador dia-a-dia. O Triathlon também me adicionou outros dois pontos que possuem total relação entre o esporte e o trabalho, e que eram grandes desafios da minha carreira, que são: planejamento e organização. Sem esses dois pontos, eu jamais seria um triatleta e eles são pré-requisitos para uma carreira de sucesso.

Para você, qual a importância de manter uma boa qualidade de vida aliada ao sucesso no trabalho?

Felipe: Ter uma boa qualidade de vida é essencial para o sucesso no trabalho. Vejo que o esporte e a alimentação são como um processo que consiste em nos ajudar na correria do dia a dia. Na visão do esporte é ter um corpo mais preparado, disposto e também ter uma mente mais equilibrada contra o nosso stress diário. Na questão da alimentação é estar em dia com as questões fisiológicas, comer bem ajuda o corpo a funcionar melhor e interfere diretamente no bem estar físico e mental. A junção de ambos é essencial para melhor os aspectos citados acima, e impacta direta e indiretamente no sucesso no trabalho .

Quais as barreiras que você precisa superar para se exercitar todos os dias?

Felipe: A principal delas é acordar todos os dias entre 4h30 e 5h30 da manhã. Não só para fugir do trânsito, mas também para dar tempo de realizar os treinos e chegar no trabalho em horário comercial. O cansaço dessa rotina é outro fator que enfrento sempre, chego a fazer de dois a três treinos por dia, de manhã e à noite, então o planejamento  e a organização são cruciais para dar conta de tudo e tentar não ficar cansaço, mas confesso que são grandes barreiras diárias, tudo isso sem contar a rotina pessoal, deveres de casa, estudos, amigos, família e etc. 

Você mantém uma dieta equilibrada? Como você consegue fazer isso mesmo trabalhando muitas horas no dia?

Felipe: O que me ajuda muito é ir sempre a uma nutricionista e ter uma direção mais clara do que eu deveria comer para melhorar meu desempenho, meu sono, manter minha saúde em dia e principalmente me deixar sempre bem para os próximos treinos e a rotina diária. Mas manter uma dieta equilibrada é um grande desafio, pois por algumas vezes não temos tempo para comer, mas hoje em dia temos muitas opções boas no mercado, marmitas saudáveis, restaurantes e etc.

Qual dica você deixa para quem quer aliar o trabalho a uma rotina saudável e com qualidade?

Felipe: É inegável o quanto o esporte ajuda na nossa vida, ele nos ensina a ter planejamento, organização, disciplina, colaboração, a fazer novas amizades, saber se dedicar ao próximo e a competir, claro que por um bem maior que é a saúde!

Minha dica é: pratique esporte, nem que você faça 15 minutos por dia, mas pratique e se torne uma nova pessoa. O esporte será uma motivação, um gatilho para uma vida melhor, depois vem a alimentação e todos os benefícios que o esporte tem a oferecer.

ESPORTE É VIDA!

Quer conferir outros conteúdos como este? Clique aqui e continue navegando na nossa seção exclusiva sobre empreendedorismo.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *