5 formas simples de melhorar o seu ambiente de trabalho agora

O bem-estar no trabalho é algo indispensável para grande parte das pessoas, afinal, passamos muitas horas do dia no escritório. Esse fator, além de ser determinante para um dia a dia mais leve, também está ligado à produtividade!

Bem-estar no trabalho: 5 dicas para aplicar já!

  1. 1. Pausa relax

Além do horário de almoço ou outras pausas que sua equipe já tenha, estipule um período para relaxar, esticar as pernas e tomar um café. E que tal uma meditação com a equipe? Existem aplicativos gratuitos que oferecem opções de meditações guiadas com as mais diversas durações (tem algumas de 5 minutos, é rapidinho).

  1. 2. Amenize os conflitos

Converse com os colaboradores que não se entendem ou que discutem com alguma frequência. Isso é péssimo para o clima da empresa e prejudica o bem-estar no trabalho. O primeiro passo é ouvir ambos os lados e criar uma cultura de colaboração entre todos. Mostrar se disponível a ouvir as equipes e a ajudá-los a desatar os problemas pode fazer toda a diferença.

  1. 3. Dê e peça feedbacks

Qualquer pessoa que se esforça em seu trabalho espera um retorno sobre seu desempenho e se essa resposta nunca chega, a desmotivação é inevitável, o que irá deixar o clima no ambiente de trabalho pra lá de complicado. Basta uma faísca para que o clima ruim na empresa contagie cada vez mais colaboradores. 

Por isso, o feedback construtivo é uma importante ferramenta nesse sentido, para que os times recebem os elogios que lhe são de direito e, também, possam ter a chance de aprender e se aprimorar com o que poderia ter sido melhor. Com essa atitude, se feita de forma empática e humanizada, o gestor é visto como um parceiro e facilitador, o que torna a rotina e o dia a dia da equipe muito mais leve e agradável.

  1. 4. Seja fonte de bons exemplos

Um bom exemplo vale mais que mil broncas/pedidos/recomendações! Por isso, é importante que o líder demonstre em suas atitudes tudo o que ele propõe para suas equipes. Se ele pede que não aconteçam brigas entre os times, ele mesmo deve cuidar para evitar situações de conflito. Se o gestor oferece uma pausa relax para os colaboradores, precisa participar junto com eles e mostrar que se importa, que é algo importante para ele também.

  1. 5. Alguns mimos fazem bem

Libere em algum dia da semana, como na sexta-feira, para que os seus colaboradores usem roupas mais confortáveis e se sintam mais à vontade. E que tal liberar que seus funcionários peguem um táxi ou carro particular para o trabalho em alguma data especial? Eles podem usar um aplicativo de transporte que a empresa tenha parceria, assim não precisam se preocupar com reembolso, pedir nota, nada! Um pouco de conforto e mimo nunca fez mal a ninguém, certo? Para isso, você pode testar o 99 Empresas.

Obrigado por chegar até aqui! Adoramos a sua visita. 🙂 Tem muitas outras dicas de Recursos Humanos aqui no nosso site. Confira e continue aqui com a gente!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *