Pessoa lendo livro com uma lupa e fazendo anotações com caneta

Auditoria financeira: entenda mais e veja como esse processo pode evitar fraudes

Uma auditoria financeira é capaz de identificar riscos de fraudes, avaliar a saúde econômica da empresa, seu fluxo de transações, além de todos os procedimentos internos relacionados às operações contábeis e patrimoniais.

No Brasil, 74% das empresas em 2018 passaram por alguma tentativa de fraude, de acordo com o levantamento feito pela Kroll, empresa de investigação americana. Quando o assunto é subtração do estoque, também há um percentual elevado no país, com 56% de ocorrências desse tipo, segundo dados da consultoria KPMG.

A auditoria financeira pode ser uma ferramenta importante para ajudar a prevenir esse tipo de situação e, por isso, pode ajudar a aumentar a lucratividade, trazendo um status real da empresa. Bem, agora que você já sabe resumidamente o que é uma auditoria financeira, vamos conhecer os primeiros passos para realizar uma na sua empresa e outras informações e dicas sobre o tema.

Dinheiro real X Extratos

Como dito, a auditoria financeira é uma maneira de evitar fraudes nas empresas. Uma das formas de fazer isso é conferir se o valor especificado no fluxo de caixa e nos extratos bancários realmente são fiéis aos valores físicos. No entanto, tenha atenção: não só por fraude esse valor pode estar incoerente. Erros no fluxo de caixa podem fazer com que isso aconteça também.

Conheça o seu patrimônio

Faça um balanço patrimonial com frequência de todos os itens da sua empresa. Vale contabilizar tudo! De cadeiras e computadores até veículos. Essa é uma forma de prevenir fraudes e também de controlar o valor investido nesses bens.

Cheque o valor gasto com fornecedores

Confira se o valor desembolsado com os fornecedores está correto. Se for necessário, atualize os preços e se informe sobre a variação de valor investido nessa área.

Verifique a segurança do setor financeiro

Uma auditoria financeira também deve checar a segurança. Certifique-se de que o departamento responsável por esse setor está efetuando as transações com cautela e se analisam minuciosamente os valores e os recibos, a fim de evitarem fraudes.

Por exemplo, faça uma análise do reembolso de colaboradores. Confira se ele é feito da forma correta e se os valores descritos realmente coincidem com os serviços utilizados. Se você identificou algum problema nesse sentido ou se descobriu que há dados impossíveis de rastrear, como corridas de táxi, saiba que com a 99 Empresas o reembolso de corridas corporativas é coisa do passado! E, consequentemente, os problemas com recibos arredondados ou fraudados também. Conheça mais sobre a 99 Empresas clicando aqui.

Quais empresas devem fazer uma auditoria financeira?

Uma auditoria financeira deve ser feita por todas as empresas. Elas ajudam a evitar fraudes e testam processos diversos, mostrando quais podem estar falhando.

Esses primeiros passos podem te ajudar a entender o que é e como funciona, mas é importante confiar esse tipo de serviço a uma empresa especializada no assunto, que também lhe entregará análises e sugestões de correções ao final do processo.

Quer aprender mais sobre finanças? Então acesse a nossa área dedicada ao tema e fique pode dentro do assunto!

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *