As 7 soluções inovadoras para agilizar os processos das empresas

Processos ágeis são o motor da competitividade de qualquer empresa. Quanto mais veloz seu time for na geração de resultados, sejam eles produtos ou serviços, maior a capacidade do seu empreendimento de competir por uma melhor posição no ranking do seu segmento. Mas para que seus processos se tornem verdadeiramente eficientes, você precisa estar constantemente pensando em soluções inovadoras que possam contribuir para acelerar o ritmo do seu negócio.

Sem tempo para pensar em como otimizar os processos da sua empresa? Não tem problema, nós pensamos por você e criamos uma lista com 7 soluções inovadoras que você pode – e deve – implementar já!

1. Cloud computing

Cloud computing é um termo que se refere a soluções baseadas na internet, como ERPs, CRMs, Pagamentos, Controles Financeiros e uma infinidade de outros tipos de sistemas que não precisam ficar hospedados em nenhum computador da sua empresa.

Todas essas ferramentas podem ser ofertadas no modelo SaaS –  Software as a Service, ou seja, você paga apenas pelo uso da ferramenta, pelo serviço prestado, não pela compra do sistema. Desta forma, você pode conectar toda a sua empresa, independente de onde seus funcionários estejam, e fazer com que todos trabalhem na mesma plataforma, centralizando as informações.

As soluções na nuvem são uma ótima forma de reduzir os custos operacionais, já que você deixa de ter a necessidade de servidores robustos para hospedar tecnologias adquiridas a preços bem mais altos. Outro ponto alto desta decisão é que você pode escalar a quantidade de informações armazenadas em sistemas na nuvem, evitando a troca de tecnologias o tempo todo.

2. Gestão financeira inteligente

Outro ponto que merece atenção e está se desenvolvendo rapidamente com soluções inovadoras é a área financeira. Já é possível contar com sistemas de controle financeiro na nuvem, que possibilitam que você gerencie fluxo de caixa, contas a pagar e receber, notas fiscais, emissão de boletos e ordens de pagamento, sem que você precise imprimir nada.

E o melhor: muitos deles têm aplicativos para smartphones e tablets, tornando sua gestão móvel e flexível. Agora não tem desculpa para não tirar férias, pois a gestão da empresa vai junto com você.

3. Pagamentos online

Foi-se o tempo em que você precisava ir ao banco todas as semanas para falar com o gerente sobre emissão de boletos e carnês de pagamento, conciliação de recebíveis, adiantamentos, etc.

A tecnologia traz a facilidade que você precisa para oferecer praticidade e conforto para os seus clientes e maior eficiência para a sua empresa, como é o caso das ferramentas de pagamento online.

Você pode receber e pagar compras de diversas maneiras, seja com boleto bancário, cartões de crédito e débito, transferência de recursos por meio de intermediadores de pagamento e até usar seus pontos do cartão de crédito para realizar compras.

Pode conciliar recebíveis através de plataformas feitas especialmente para isso e ainda melhorar sua gestão financeira integrando tais soluções ao seu ERP ou ferramenta de gestão financeira – contábil.

4. Etiquetas RFID

Quem trabalha com estoque sabe a dificuldade que é manter o controle de todos os produtos armazenados. É preciso ser detalhista, anotar item por item, criar códigos, descrições, realizar a entrada e saída de cada um.

Mas chega de trabalho manual! Você pode identificar todas as mercadorias do seu estoque com etiquetas RFID – Identificador por Radiofrequência e tornar sua gestão de estoque muito mais ágil e segura.

O tempo que o profissional perdia em realizar lançamentos manuais pode ser aproveitado para outras tarefas mais estratégicas, como repensar rotas de entregas e otimizar o espaço físico do estoque, pois a leitura dos dados de cada produto passa a ser automática.

5. Atendimento online

Atendimento ao cliente é coisa séria, ainda mais em tempos de internet, onde nos dispomos a trabalhar no mesmo ritmo e dinâmica das redes sociais. Mas se você não tem uma equipe de atendimento tão grande ou sua demanda é realmente alta, pode contar com soluções inovadoras que vão organizar seu processo de relacionamento com o cliente.

Com esse tipo de solução, você cria scripts de atendimento, automatizando muitas das tarefas que seriam realizadas por pessoas. Os tickets (ou chamados) dos clientes entram em uma fila de espera e são categorizados segundo a urgência e importância, auxiliando na priorização de atividades.

Todos os dados coletados são armazenados, processados e analisados de forma que você possa extrair insights para a melhoria contínua da experiência do consumidor, construindo uma relação de confiança com sua audiência.

 

post-2

6. Gestão de tarefas

Organizar atividades, distribui-las para os responsáveis e monitorar o que está sendo feito nunca foi tão fácil quanto agora. Você nem precisa estar dentro do escritório para isso. Com ferramentas de gestão de tarefas na nuvem, você gerencia todas as atividades da empresa a partir de um único lugar, mantendo a comunicação com seu time ativa e fluida.

Além disso, várias pessoas podem trabalhar ao mesmo tempo, no mesmo projeto, acompanhando os que os demais estão fazendo. É a integração da equipe no universo online, um passo a mais para que você torne sua empresa mais competitiva usando inclusive o home office como alternativa para manter a qualidade de vida das pessoas e reduzir os custos de infraestrutura.

7. Mapeamento de influenciadores

Para inovar no marketing, que tal encontrar pessoas que podem ajudar a divulgar seus produtos e serviços na web? Os chamados influenciadores já podem ser mapeados com o uso de ferramentas online, basta você determinar o segmento de mercado.

Depois de encontrá-los, você pode conectar-se a eles, apresentar suas soluções inovadoras e iniciar um relacionamento que pode potencializar a imagem da empresa e as vendas, é claro. Isso sem falar que, se você souber valorizar seus influencers, terá aliados para toda a vida!

Para encontrar soluções inovadoras que possam otimizar os processos da sua empresa, basta pensar fora da caixa. Tenha em mente que, para boa parte das suas perguntas ou barreiras de negócio, alguém já pensou em uma solução. Então é traduzir essa necessidade em palavras e fazer uma busca na internet!

Você sabia que a gestão da empresa é a maior beneficiada quando você implementa soluções inovadoras como essas? Então o que acha de aprender mais a respeito de gestão estratégica e sua importância para o sucesso do negócio?

Veja Também

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *