Aprenda a motivar a equipe por meio de pequenas atitudes

O sucesso de uma empresa depende de muitas variáveis, mas contar com trabalhadores bem dispostos e engajados com suas funções é essencial para que o empreendimento tenha êxito. A motivação está diretamente ligada à produtividade, de modo que motivar a equipe é uma tarefa indispensável para assegurar que ela terá um desempenho satisfatório e ajudará a companhia a alcançar os resultados pretendidos.

Contudo, apesar de parecer algo relativamente simples, motivar os colaboradores pode ser uma tarefa complexa. Isso porque as pessoas são bastante diferentes entre si, e cada uma delas tem uma forma peculiar de se manter motivada. Pensando nisso, é importante que o gestor invista em estratégias variadas para despertar em cada trabalhador o entusiasmo necessário à execução eficiente de suas funções e dedicação ao trabalho.

E esse tema não pode ser negligenciado. Foi-se o tempo em que as máquinas eram as maiores responsáveis pelo sucesso de uma empresa. Atualmente, o grande diferencial das organizações modernas é a qualidade dos recursos humanos que possuem.

Em razão disso, falaremos neste post sobre como manter a equipe motivada por meio de pequenas atitudes, e daremos 7 dicas simples que são fundamentais para assegurar o sucesso do seu negócio. Confira!

1. Desvende as habilidades da sua equipe

É imprescindível que o gestor identifique o perfil e as habilidades próprias de cada funcionário. Embora se presuma que isso já tenha sido feito na entrevista de emprego – quando se procura o candidato mais apropriado para ocupar o cargo –, a verdade é que durante a relação de trabalho as pessoas amadurecem e desenvolvem novas habilidades. Desvendá-las e saber aproveitar cada uma delas em benefício das atividades empresariais é fundamental para motivar seus colaboradores a buscarem o constante aperfeiçoamento e a se dedicarem continuamente no exercício de suas funções. O reconhecimento pelo líder é um dos principais pilares que mantêm um funcionário motivado.

Para concretizar essa estratégia, é fundamental que o líder esteja sempre atento, tenha empatia com a equipe e participe ativamente das mais importantes atividades da empresa. O contato próximo com os colaboradores é indispensável para conhecê-los bem e evidenciar suas qualidades.

2. Delegue funções

Os trabalhadores – principalmente os da chamada “geração Y” – não buscam apenas ser bem remunerados pelo seu trabalho. Eles também anseiam por reconhecimento e autonomia no emprego, gostam de assumir responsabilidades e sentir-se peças-chave para o sucesso da organização em que trabalham.

Por isso, uma vez identificadas as principais habilidades dos seus colaboradores, delegar as tarefas cuja execução dependa das capacidades específicas de cada um fará com que eles se sintam úteis e importantes para o êxito das atividades. Isso, além de aumentar a motivação da equipe, também elevará o comprometimento e o senso de responsabilidade dos trabalhadores, sem falar no ganho em eficiência que essa atitude vai trazer para o trabalho.

3. Dê voz aos seus colaboradores

Outra boa forma de aumentar a motivação dos seus funcionários é demonstrando a eles que a empresa os valoriza e quer ouvir a sua voz. Dar espaço para que a equipe possa manifestar suas opiniões e sugestões com relação às atividades desenvolvidas influenciará positivamente no engajamento e na motivação do grupo, e conferirá mais dinamismo e eficiência à execução das tarefas diárias.

Fazer com que os colaboradores se sintam importantes e valorizados aumenta seu nível de comprometimento, o que reflete na produtividade da equipe e eleva sua autoestima, além de promover sinergia na execução dos trabalhos.

4. Defina metas claras e possíveis

Outro elemento de suma importância para incrementar o engajamento dos trabalhadores é a definição acertada das metas. Se por um lado o trabalho sem objetivos bem delineados se torna desprovido de significado, por outro, definir metas obscuras ou inatingíveis pode acabar tendo o efeito contrário e comprometer o seu desempenho.

Por isso, é fundamental estabelecer metas claras e possíveis, factíveis. Elas estimularão a dedicação da equipe e lhes dará diretrizes seguras sobre quais são os resultados que a empresa pretende alcançar e qual caminho deve ser trilhado para atingi-los.

5. Conceda benefícios empresariais

Ao lado da definição das metas, o empreendedor também deve estabelecer uma política de benefícios empresariais. Associar metas a benefícios vai assegurar maior chance de êxito no seu cumprimento. Definir parâmetros claros para a obtenção das recompensas é outro fator relevante para motivar a equipe a se dedicar para alcançá-las.

Conceder uma viagem aos funcionários que mais se destacaram durante o trabalho, fornecer um aumento de salário, dar um dia de folga ou permitir a flexibilidade de horários podem ser atitudes muito valiosas para o desempenho da sua equipe.

Outra excelente estratégia motivacional é proporcionar boas condições de trabalho, como um bom clima organizacional e conforto físico, no que se refere tanto às instalações empresariais quanto ao deslocamento da sua equipe em serviço. Diminuir a burocracia com o uso do táxi pelos seus funcionários é uma ótima forma de agradá-los e assegurar que os deslocamentos sejam realizados de forma eficiente, sem desperdício de tempo. Isso, além de economizar recursos da empresa, ainda trará mais satisfação para a equipe.

6. Comemore as conquistas da empresa

Por menores que sejam os avanços, eles devem ser comemorados. Os eventos internos, além entrosar ainda mais os funcionários entre si e reforçar o nome e valores da empresa, ainda são uma excelente estratégia motivacional.

Saber que as conquistas serão comemoradas é um estímulo a mais para incentivar a dedicação e responsabilidade no trabalho.

7. Realize feedback periódico

Por fim, outra boa técnica para motivar sua equipe é dando feedback constante aos trabalhadores. Saber se o seu trabalho está rendendo os frutos esperados ou qual a melhor forma de elevar o seu desempenho e corresponder às expectativas do líder é essencial para manter a equipe motivada.

O feedback funciona como uma bússola do alto desempenho. Sem ele, o trabalhador não fica sabendo se está no caminho certo e se perde no automatismo, causando desmotivação e sensação de inutilidade. O elogio sincero e a correção construtiva são os primeiros passos para tornar a equipe engajada e comprometida com o sucesso do empreendimento.

Como vimos, a motivação possui dois principais aspectos: um interno e outro externo. O aspecto interno se refere às recompensas imateriais, sentimentais do trabalhador, como a sua noção de autovalor e satisfação pessoal. Já o aspecto externo se refere à possibilidade de conceder vantagens materiais ou econômicas com a realização de certa conduta ou atividade.

Adotar medidas que consigam alcançar esses dois prismas certamente é o mais indicado para estimular o entusiasmo da equipe e convertê-lo em produtividade e resultados práticos para a organização.

E então? Aprendeu como motivar a equipe por meio de pequenas atitudes? Aproveite e leia também nosso artigo sobre como conhecer o perfil do funcionário para melhor aproveitá-lo.

Veja Também

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *