Afastar-se repentinamente do ambiente de trabalho ao se aposentar pode ser traumático para muitos trabalhadores. Porém, não precisa ser assim. É possível fazer da aposentadoria um processo ameno e as empresas também podem ajudar nesta nova jornada de seus colaboradores.

Antes de começar a pensar em se aposentar, é preciso entender que pode haver alterações em leis trabalhistas com a reforma da previdência, mudando a forma como lidamos com a aposentadoria. Sendo assim, a ideia de cessar completamente as atividades profissionais pode não ser uma realidade para todos trabalhadores.

Planeje

Acostumar-se com a ideia e refletir sobre como será a nova rotina é o primeiro passo para quem pensa em se aposentar. Procure informações junto ao RH de sua empresa sobre grupos de discussão sobre o tema.

“A melhor preparação deveria ser um progressivo desligamento da ocupação. Sugiro uma diminuição gradual da jornada de trabalho e, ao mesmo tempo, a busca de algum tipo de interesse fora do dia a dia profissional. Passar a trabalhar seis horas por dia, depois de um ano, diminuir um pouco mais”, sugeriu Vera Lúcia Valsecchi de Almeida, professora doutora em serviço social da PUC de São Paulo, em entrevista ao portal UOL.

Economize

Para ter uma aposentadoria mais tranquila, é recomendado que o colaborador aperte os cintos e economize um poucos mais durante os últimos anos de atividade profissional. Outra dica é fazer uma previdência privada para complementar a renda vinda do pagamento recebido de aposentadoria do governo.

Mantenha-se ativo

Mantenha seu corpo e mente ativos. Procure participar de atividades em grupo, como dança, aulas de pinturas, teatro e afins. Pergunte no seu bairro sobre praças e parques onde sejam administradas aulas grátis de atividades físicas, como ioga ou tai chi chuan, são comuns em grandes cidades.

Conheça novo lugares

Viaje! Mesmo que não seja para lugares distantes. Um passeio em cidades próximas também são ótimos para conhecer pessoas e lugares diferentes que agreguem boas experiências à sua vida.

Cultive amizades

Use o tempo livre para estar junto de amigos e familiares queridos. Ter a companhia de pessoas agradáveis e se sentir amado é ótimo para manter a saúde do corpo e da mente. Aproveite para conhecer pessoas da mesma idade, que estejam passando pelo mesmo momento. Certamente haverá muita troca positiva.

Veja Também