Homem vestido de social está pensando sentado à mesa do trabalho enquanto olha uma folha de papel. Sentado na cadeira ao lado está outro homem que mexe no teclado do computador que está em frente a ambos.

6 dicas para acelerar o ciclo de vendas e gerar mais produtividade

Você quer que sua empresa seja capaz de gerar mais lucros, não é? Afinal, quem não gostaria disso? Então, aqui vai uma ideia simples, mas muito eficiente: acelerar o ciclo de vendas.

O raciocínio por trás dessa sugestão é bastante objetivo: se você diminuir o tempo gasto no processo de vendas, conseguirá fechar mais negócios. Porém, cuidado: é preciso que a velocidade não atrapalhe a efetividade do trabalho.

Nesse contexto, o post de hoje traz seis dicas para gerar mais produtividade e, assim, acelerar o andamento do ciclo de vendas. Confira!

Por que acelerar o ciclo de vendas?

Antes das dicas que prometemos, aqui vai uma pequena introdução. Caso você ainda tenha dúvidas de por que é importante acelerar o ciclo de vendas, vamos acabar com elas agora mesmo.

Dentro de qualquer empresa, existe uma força de vendas, ou seja, uma equipe de vendedores. Cada um deles consegue atender uma determinada quantidade de clientes, pois só é possível conduzir um número limitado de ciclos de venda de uma vez.

Isso acaba restringindo também a quantidade de negócios que ele é capaz de fechar e, consequentemente, o lucro que a empresa consegue atingir.

Existem duas formas de aumentar esse limite. A primeira, bastante óbvia, é contratar novos vendedores. O problema dessa estratégia é que, ao mesmo tempo em que isso vai permitir a condução de mais ciclos de vendas e ampliar a receita, também vai aumentar os gastos com recursos humanos.

Por outro lado, a segunda forma é simplesmente acelerar os ciclos. Assim, mesmo com uma equipe de vendedores enxuta, será possível fechar mais negócios — e sem despesas adicionais! Com isso, você impacta diretamente o lucro da empresa.

Como alcançar os resultados desejados?

1. Comece por uma visão macro

Para dar início ao processo, evite o preciosismo. Em vez disso, foque na visão macro. Mas, afinal, o que isso quer dizer?

Você deve tomar cuidado com a armadilha de concentrar-se excessivamente nos detalhes, pois isso atrasa o andamento do ciclo de vendas. Prefira ter os objetivos estratégicos como principal preocupação. Afinal, muitas vezes os resultados são mais importantes do que o modo de atingi-los.

2. Repense o ciclo de vendas

Para acelerar o ciclo de vendas, você terá que voltar à mesa de planejamento. Já falamos sobre a importância da visão macro, com foco nos objetivos estratégicos. Então, coloque-os no papel e repense o seu ciclo para alinhá-lo às metas.

Além disso, leve em consideração também o perfil do seu cliente. Diversas características podem influenciar na jornada de compra, e seu ciclo deve refleti-las.

3. Estabeleça KPIs

Os KPIs, ou Key Performance Indicators, são seus grandes aliados para acelerar o ciclo de vendas. Eles permitem acompanhar resultados, algo fundamental não apenas para avaliar se você está atingindo as metas, mas principalmente para identificar e eliminar pontos de ineficiência, os famosos gargalos. A consequência natural é que o processo se torne mais rápido e produtivo.

4. Adote soluções tecnológicas

Como estamos falando sobre maneiras de acelerar o ciclo de vendas, as ferramentas tecnológicas não podem ficar de fora da nossa lista.

Existem desafios na implementação da transformação digital, mas ela traz também inúmeras vantagens. Acima de tudo, elas automatizam processos e, dessa forma, permitem economizar tempo e aumentar a produtividade. Confira alguns bons exemplos a seguir:

Softwares CRM

Dedicados à gestão da carteira de clientes, esses softwares possibilitam facilmente localizar o cadastro e o histórico de quem comprou com você e gere relatórios de vendas.

Além disso, se houver integração com outros sistemas informatizados da empresa, eles também permitem a inclusão de novos pedidos, que serão automaticamente enviados para os setores correspondentes — como o estoque, a produção e o financeiro.

Dessa maneira, sua equipe não precisa perder tempo manuseando papéis, criando planilhas e trocando e-mails com outros departamentos.

Ferramentas para comunicação e troca de documentos

Ferramentas como o Google Drive e o Skype são essenciais na gestão do tempo, pois permitem realizar reuniões e trabalhar em projetos conjuntos, mesmo quando os membros da equipe não estão em um mesmo local — o que é comum no setor de vendas.

Isso significa que não será preciso retirar seus vendedores de campo para atividades internas. Dessa forma, eles terão mais tempo para fazer o que realmente importa: vender. Você logo vai perceber como isso acelera o fechamento de negócios.

Aplicativos de táxi

Os apps de táxi corporativo facilitam a tarefa de fazer visitas e reuniões com vários clientes — algo que você entenderá melhor na última dica.

Mas tenha em mente, desde já, que o app elimina certas burocracias. Assim, não será mais preciso contratar motoristas particulares, pedir que a secretária agende um carro com antecedência e nem mesmo elaborar relatórios de reembolso. Enquanto isso, todo o tempo economizado pode ser usado para reuniões com clientes ou até prospecção.

5. Dedique tempo à prospecção

Em muitas atividades, um pouco mais de tempo gasto nas demandas de preparação pode reduzir muito o total necessário para as outras etapas. O ciclo de vendas é um caso em que essa regra se aplica. Dedicar tempo à prospecção garante que o restante do processo seja ágil e eficiente.

Nessa etapa, você identifica e estabelece contato com possíveis clientes. Se fizer um trabalho cuidadoso para encontrar os prospectos (ou leads, como também são chamados) com maior potencial de fechar negócio, não vai ser necessário tanto esforço para conduzi-los pela jornada de compra.

6. Realize um contato próximo com o cliente

Depois de identificar os leads com maior potencial, há uma ação que pode ser decisiva para levá-los a fechar negócio rapidamente: o contato próximo.

Em especial no universo das empresas B2B, essa é uma prática indispensável. Ela tem forte impacto no estabelecimento de um relacionamento de confiança entre vendedor e cliente, podendo derrubar as objeções à compra que tiverem sobrado na negociação.

É aí que entra, de novo, a tecnologia. Apps de táxi ajudam sua equipe a reduzir a burocracia envolvida no transporte corporativo, além de garantir que vão conseguir um motorista a qualquer hora, em qualquer lugar. Dessa forma, eles terão a chance de visitar mais clientes e, consequentemente, fechar mais negócios.

E então, identificou na nossa lista alguma ação que você pode realizar agora mesmo para acelerar seu ciclo de vendas?

Se quiser receber mais dicas de gestão do 99CORP, aproveite para seguir a gente no FacebookTwitter e Google+ e acompanhar todos os novos conteúdos publicados em nosso blog!

Veja Também

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *