8 características usuais dos gestores de sucesso

Se você quer ser um gestor de sucesso, deve saber, antes de qualquer coisa, que não existe uma fórmula mágica que garante os melhores resultados para todo e qualquer profissional. É necessário muito trabalho, dedicação e envolvimento com os objetivos da organização. Entretanto, a boa notícia é que é possível, sim, observar algumas características comuns à maioria dos gestores de sucesso.

São traços de personalidade e formas de ação que acabam influenciando nos resultados de trabalho e na forma como os gestores são percebidos dentro da empresa.

Neste artigo, vamos avaliar 8 das características mais recorrentes entre os gestores de sucesso de empresas de todos os portes e setores, em todo o mundo. Se você quer ser um líder admirado pelo seu time e pelos parceiros da organização, essa leitura é essencial para você. Acompanhe.

1. Inquietação

Os gestores de sucesso são sempre inquietos e nunca acomodados. Isso significa que são profissionais que em situação nenhuma estarão satisfeitos com os resultados. Estarão constantemente buscando o seu crescimento e desenvolvimento e, consequentemente, querendo o mesmo para a empresa.

Em um mercado extremamente competitivo como o que vivemos hoje, essa característica é fundamental: um gestor que percebe a necessidade de sempre buscar crescimento e melhores resultados tem a tendência de chegar mais longe do que aqueles profissionais que se contentam com pouco e, por isso, tendem a ficar estagnados no mesmo lugar. Os contextos mudam com muita velocidade atualmente, e é preciso estar preparado para acompanhar as transformações e querer sempre mais.

2. Proteção ao colaborador

Defender os interesses dos colaboradores é, sem dúvida, um dos principais traços de todos os gestores de sucesso. Para entender a importância dessa questão, é preciso ter em mente que os colaboradores são os um dos principais bens de toda organização — afinal, são eles os responsáveis por gerar valor e alcançar resultados para a empresa.

Nesse cenário, um bom gestor deve sempre cuidar dos interesses de sua equipe, estando disposto a escutar e proteger cada um dentro da empresa. Essa proteção, aliás, é recompensada com a lealdade do time, que não pensa duas vezes na hora de trabalhar com afinco em busca de melhores resultados, já que estão sendo liderados por um profissional em quem podem confiar.

3. Proximidade com a equipe

Muito tem se discutido sobre as diferenças conceituais entre um chefe e um líder. Talvez a maior diferença seja justamente em relação à proximidade com a equipe. Muitas vezes, um chefe é aquela pessoa que dá ordens e está sempre distante, inalcançável, despertando medo e desconfiança no time.

Esse definitivamente não é o perfil de um gestor de sucesso, que deve ser um líder próximo do seu time, uma pessoa que acompanha de perto os processos, que conhece bem as habilidades, forças e dificuldades de cada um e que está sempre aberto a trabalhar junto com a equipe em busca de melhores resultados. Em resumo, um líder que faz parte do dia a dia da organização.

4. Disposição para o diálogo

Um gestor de sucesso precisa estar aberto ao diálogo, seja com quem for: os donos da empresa, parceiros de trabalho, fornecedores e, claro, todo o time de colaboradores. É preciso compreender que cada um pode contribuir de alguma forma para o crescimento da empresa e saber ouvir essas pessoas é uma virtude que pode fazer toda a diferença.

5. Reconhecimento de talentos

Conhecer o seu time significa, também, perceber quem são os maiores talentos, aquelas pessoas fundamentais para o sucesso da empresa. Em um cenário de grande competição, é muito importante trabalhar para manter os talentos dentro da sua organização, e esse é um dos grandes diferenciais dos gestores de sucessos.

Uma política de captação e retenção de talentos não deve ser exclusividade do setor de recursos humanos, e cabe ao gestor de cada setor cuidar para que os melhores profissionais de sua área se mantenham motivados e interessados em permanecer na empresa. Cuide do seu time para que os resultados sejam sempre melhores.

6. Circulação

É preciso conhecer todas as rotinas, processos e necessidades da sua organização. Para ser um gestor de sucesso, o profissional deve estar a par do que acontece na empresa, reservando uma parte do seu dia para circular pelos espaços e conversar com o seu time.

Evite passar muito tempo fechado na sua sala, restrito aos seus e-mails e contatos por telefone. Lembre-se de que muita coisa importante acontece na sua empresa, e decisões e informações essenciais para o sucesso do negócio estão ao alcance das mãos. Um bom gestor deve se esforçar para viver a rotina da empresa, evitando se distanciar dos acontecimentos triviais.

7. Iniciativa

Pró-atividade e iniciativa fazem toda a diferença em qualquer empresa. Um bom profissional deve fazer mais do que o cumprimento de suas tarefas essenciais. Enquanto gestor, você precisa verificar quais são as necessidades da empresa, traçar estratégias de crescimento, surpreender a sua equipe e chegar mais longe.

A iniciativa é uma característica fundamental para que um gestor se destaque e consiga resultados surpreendentes, que podem levar a empresa ao sucesso. Por isso, mãos à obra!

8. Paixão

Para alcançar o sucesso em qualquer área de atuação, um último item é fundamental: a paixão. Acreditar nos objetivos, valores e na essência da empresa é um diferencial que faz com que o trabalho seja realizado de forma mais autêntica, tendo grande impacto nos resultados finais.

Um gestor que trabalha com paixão se envolve verdadeiramente com as questões da organização, acredita em suas causas e se dedica ao alcance dos resultados, o que muda completamente a forma com que o seu trabalho é percebido pelos outros.

Não é difícil perceber por que os gestores de sucesso têm algumas características em comum. São traços determinantes para o bom andamento dos processos da empresa, que influenciam nos resultados, na motivação do time e na força da marca diante de um mercado cada vez mais competitivo.

Por isso, para fazer parte dos chamados gestores de sucesso, é superimportante investir no desenvolvimento dessas características. Agora que você já sabe quais são os pontos principais, é só pensar um pouco no seu perfil e traçar um plano de desenvolvimento pessoal, investindo tempo e energia naquelas habilidades que merecem mais atenção.

E para cuidar dos resultados da organização de forma geral, recomendamos a leitura do nosso artigo Como desenvolver os próximos líderes da sua empresa, que vai ajudar você a pensar nos processos de crescimento e desenvolvimento de todo o time. Bom trabalho! 

Veja Também

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *