7 práticas essenciais para ter uma empresa 2.0

Site, blog, redes sociais, atendimento online, presença na web, escalabilidade, relacionamento virtual, são termos que não param de chegar até nós. É o reflexo do avanço das tecnologias da informação e da comunicação, colocando seu negócio em uma corrida desenfreada para se tornar uma empresa 2.0. E o que seria isso?

Uma empresa 2.0 é aquela que sabe se utilizar das tecnologias e inovações do momento para melhorar a performance tanto interna quanto externamente, aproveitando as oportunidades de negócios que a internet e um mercado cada dia mais dinâmico podem trazer.

E você, já está totalmente integrado a esse universo ou precisa de uma ajudinha? Neste post vamos dar dicas de práticas essenciais para que você modernize seu empreendimento e se torne mais competitivo!

Processos organizados e… na nuvem!

Se você ainda lida com aqueles softwares de gestão empresarial pesados e hospedados no servidor interno da empresa, chega de morosidade. Migre para um sistema de gestão na nuvem, que permite acessibilidade de qualquer lugar, a qualquer hora, e ainda não ocupa um espaço imenso no servidor da empresa.

Além disso, os sistemas de gestão na nuvem são atualizados constantemente em questão de tecnologia e segurança, tirando de você a responsabilidade por essas mudanças periodicamente.

Dentre os sistemas de gestão que você já encontra na nuvem, estão ERPs, CRMs, Automação de Marketing, Gestão de Projetos, Gestão Pagamentos, entre outros. Viu quanta facilidade está surgindo por aí que você nem conhece?

Marketing e vendas alinhados

Chega a ser um problema estrutural ter os setores de marketing e vendas separados e em constante conflito, o que faz com que seus resultados demorem muito mais a aparecer. Ao invés de fomentar a competitividade para ver “quem se sai melhor”, integre esses dois times – afinal, o objetivo deles é o mesmo, gerar vendas – e obtenha um melhor desempenho.

Faça com que eles falem o mesmo idioma, que tenham as mesmas percepções quanto a clientes e processos, que conversem sobre as estratégias e tenham um discurso alinhado ao planejamento estratégico da empresa.

Se for possível, coloque todos os profissionais envolvidos com essas atividades em um local único, que favoreça o diálogo. Unifique os sistemas de informação utilizados e procure construir fluxos de informação únicos e completos.

Equipe qualificada é sinônimo de eficiência

Uma empresa 2.0 deve prezar pela eficiência em todos os setores e pontos de contato com o cliente, visando aumentar a satisfação e a fidelização. Um investimento essencial para que você atinja esse objetivo é a capacitação da sua equipe, tanto em habilidades e competências técnicas quanto comportamentais.

Não adianta um vendedor saber tudo de vendas se ele tem um péssimo relacionamento interpessoal, e vice-versa. Você pode ter um marketing altamente capacitado tecnicamente, mas se não houver sinergia com os demais departamentos, vai tudo por água abaixo.

Portanto, treine seu time constantemente. Ofereça vantagens para quem buscar qualificação por conta própria. Aproveite que outras empresas – inclusive as de treinamento – estão se tornando 2.0 e fomente a educação online.

De olho no consumidor, você chega mais longe

A internet expandiu tanto o poder de escolha do consumidor que ele não tem mais interesse em ficar ouvindo propostas que nada têm a ver com ele ou suas necessidades. O que ele quer é produtos e serviços personalizados, feitos sob medida.

Para oferecer esse tipo de diferencial, o que você precisa é estar constantemente de olho no seu consumidor: acompanhar o que ele fala, comenta e compartilha nas redes sociais; monitorar as movimentações no seu site; saber quais são os produtos mais vendidos na empresa e por que; entender perfeitamente o que faz com que ele permaneça cliente.

Essas e outras características você descobre fazendo monitoramento web e analisando periodicamente os dados, observando tendências de mercado e criando sua própria inteligência de negócios.

Redes sociais… tem sim senhor!

Esse papo de que as redes sociais surgiram em meados da década de 2000 é furado. Vivemos em sociedade desde sempre e criamos redes de contatos desde sempre, só que antes era off-line. E fato é que as redes de contatos online, ou seja, as redes sociais como as conhecemos hoje, otimizam bastante a comunicação da empresa e reduzem os custos a praticamente zero.

 

post-1

Então, se você quer mesmo manter sua empresa conectada, atuante e proativa, adote as redes sociais como ferramentas de comunicação. Pode até ser que você não queira sua equipe usando o Facebook o dia inteiro, mas existem redes sociais corporativas, privadas, que dão toda a infraestrutura para que sua empresa trabalhe conectada e online.

Tecnologia, sua maior aliada

Se estamos falando em ferramentas tecnológicas desde o início deste post, não é à toa. Uma empresa 2.0 sabe utilizar o que há de mais novo e interessante no mercado para ampliar sua capacidade de atuação no mercado.

Já existem aplicativos para quase tudo dentro de uma empresa, desde comunicação instantânea até gestão financeira. Você pode ainda aproveitar plataformas de colaboração na nuvem, armazenamento de dados na nuvem, SAC 2.0 e uma infinidade de outras soluções que vão aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do trabalho da sua equipe.

Investigue, pesquise, fique por dentro das inovações que surgem. Desta forma você nunca mais vai desacelerar e sempre estará à frente da sua concorrência.

Aprendizagem contínua é o que garante sua sobrevivência

É natural estacionarmos em determinado ponto e não querermos mais implementar coisas novas na empresa, afinal dá trabalho ensinar todo mundo, aprender novos conceitos e práticas. Mas a verdade é que o mercado exige que sua empresa seja assim, aberta ao novo.

Promover a aprendizagem contínua no ambiente organizacional é a melhor forma de manter a sustentabilidade do negócio, encontrar novos nichos de mercado, reter os melhores talentos e continuar aproveitando as melhorias que surgem todos os dias no ambiente de negócios.

Você pode aprender de diversas formas, é claro. Buscando cursos e capacitações, lendo notícias na internet, acompanhando nosso blog… A verdade é que cada vez que você aprende algo novo tem a oportunidade de fazer algo diferente pelo seu negócio, como economizar sem perder a qualidade e a produtividade.

Espera, economizar sem perder qualidade e produtividade? É isso mesmo, é possível sim. Aprendendo a fazer uma excelente gestão de custos!

Veja Também

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *