Funcionários em mesa de reunião

5 motivos para um escritório de advocacia investir em comunicação e tecnologia

Um escritório de advocacia não pode ficar de fora das tendências de comunicação e tecnologia. Até porque, assim como qualquer outro tipo de empresa, um escritório precisa investir em ferramentas que facilitem os processos e contribua para que a gestão seja ainda mais eficiente.

Ser avesso à tecnologia não combina com as demandas atuais. Estar conectado é uma forma de conquistar mais clientes e fazer mais negócios. Investir em um software jurídico para automatizar alguns processos de trabalho é uma forma de aumentar a produtividade da equipe.

Além disso, como o mercado é altamente competitivo, quem estiver mais saudável financeiramente geralmente é quem pode investir em novidades e oferecer soluções diferenciadas aos clientes.

Mas outros fatores também pesam quando falamos de comunicação e tecnologia. A sua marca é reconhecida no mundo digital? O site do seu escritório de advocacia está atualizado? Muitas pessoas desprezam o poder que um bom site traz.

Afinal, você pode aproveitar para incluir os clientes que foram atendidos por sua empresa, depoimentos de parceiros, mostrar quem são os advogados que compõem o time do escritório, entre outras vantagens.

Engana-se quem pensa que é necessário muito dinheiro para começar a fazer uma revolução no negócio. O primeiro passo é identificar as necessidades do escritório de advocacia. Seja no âmbito da comunicação ou da tecnologia.

Quais são os principais gargalos enfrentados pelos funcionários hoje? Como está a situação financeira da empresa? Qual é o diferencial do escritório hoje? Se você não souber responder às perguntas acima, é sinal de que seu escritório de advocacia precisa mudar urgentemente!

Outra maneira de avaliar se a empresa está de acordo com o mercado é fazer benchmarking com diferentes escritórios. Essa atitude ajudará a enxergar o cenário em que a empresa se encontra e fica muito mais fácil saber qual é a prioridade.

É muito importante melhorar alguns processos do escritório sem que ainda exista um problema de fato. Pois, a partir do momento em que há algo errado fica muito mais difícil planejar, investir em treinamento e mudar a forma como as coisas são feitas.

Para ajudá-lo nessa transição, listamos 5 motivos para um escritório de advocacia investir em comunicação e tecnologia. Depois de ler, você vai querer implementar o mais rápido possível essas mudanças!

Conquiste mais clientes ao investir em comunicação e marketing digital

 

Para ganhar mais clientes não é preciso investir dinheiro em outdoors, anúncios em revistas ou exigir que os advogados saiam à caça. Atualmente, existem diversas ferramentas de comunicação que podem ajudar um escritório a se modernizar e atrair clientes.

Com o marketing digital é possível sair um pouco mais à frente da concorrência, só de melhorar a visibilidade do nome do seu escritório em mecanismos de busca. O ranking das páginas do Google funciona, simplificando, da seguinte maneira: se o site possui conteúdo relevante que é postado com frequência, mais ele aparece na frente de outras páginas.

No entanto, um planejamento de marketing digital exige conhecimento técnico, paciência e muita dedicação. Os resultados dependem de vários fatores, como produção de conteúdo relevante, quantidade de posts semanais e se o que é postado é exclusivo. E como saber se o potencial cliente gostou do que leu? Simples, ele será convidado a receber um e-mail marketing sobre o escritório.

Como falamos acima, um site bem-feito é essencial para quem deseja ganhar credibilidade. Porque a primeira coisa que as pessoas fazem é verificar quais são os nomes por trás do escritório, suas especialidades e formação. Além disso, o site é um outro tipo de canal de comunicação com cliente.

Gerencie os deslocamentos da equipe com um sistema de gestão de transporte

 

Não tem nada mais ultrapassado do que solicitar corridas de táxi por meio de cooperativas. Hoje, com a tecnologia existente, sua equipe se locomove com muito mais facilidade e de forma mais segura.

Com a 99, os carros chegam em até 5 minutos ao local de origem, e esse fator contribui para que todos do escritório tenham agilidade na hora de encontrar com clientes ou parceiros. E como os pagamentos são feitos no aplicativo, não há necessidade de se locomover com dinheiro.

Já com a plataforma do 99 Empresas, tudo pode ser acompanhado em tempo real. Não é preciso esperar o funcionário pedir para a cooperativa uma nota fiscal para enviar para o departamento financeiro, pois os recibos eletrônicos podem ser enviados facilmente do aplicativo para o e-mail do responsável.

Sem falar que é possível acessar relatórios, definir a política de uso de acordo com o horário de funcionamento do escritório e limitar corridas por funcionário. Tudo de forma prática e sem burocracia. É a tecnologia ajudando a melhorar processos!

Controle os custos de um escritório de advocacia com a ajuda da tecnologia

 

Toda empresa precisa ter as finanças em dia para sobreviver. Não basta ter uma cartela longa de clientes se o faturamento continua baixo. Por isso, um bom motivo para investir em tecnologia é a necessidade de controlar os custos de um escritório de advocacia.

Existem softwares jurídicos com o objetivo de ajudar os advogados a controlar seus honorários de forma mais prática. Da parte gerencial, programas financeiros são ideais para quem precisa ter um controle maior sobre as receitas que entram e as despesas que saem. Utilizar a tecnologia em seu favor é essencial para evitar que o escritório enfrente dificuldades em relação às finanças.

Ganhe vantagem competitiva em relação aos concorrentes

 

Há solução para quase todas as dores de um escritório de advocacia. No entanto, o desconhecimento sobre programas que existem no mercado faz com que os problemas do dia a dia continuem.

Um dos motivos para um escritório de advocacia investir em comunicação e tecnologia é justamente se destacar e ganhar vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Não é porque as outras empresas não fazem que você também tem que deixar de fazer. Manter-se atualizado sobre programas jurídicos pode fazer com que seu escritório se torne referência em utilizar ferramentas para realizar os processos.

Aumente a produtividade da equipe com as ferramentas corretas

 

Sincronize agendas com os clientes, tenha um gerenciador de tarefas online, faça reuniões pelo Skype, caso o cliente não tenha horário de jeito nenhum. Se você precisa de motivos para investir em tecnologia, saiba que o aumento da produtividade é apenas uma consequência positiva.

Mesmo com uma equipe enxuta é possível fazer mais com menos desde que as ferramentas sejam práticas. A verdade é que automatizar determinados processos com o uso da tecnologia pode ser vantajoso tanto para o escritório quanto para o cliente.

Para que as funcionalidades de determinados programas sejam bem usadas no escritório é preciso investir em treinamento e verificar se toda a equipe está de acordo com essa nova postura. Não adianta a área gerencial determinar que certos processos sejam modificados sem compreender as reais necessidades dos funcionários.

Agora que você já sabe quais são os motivos para um escritório de advocacia investir em comunicação e tecnologia, não fique parado. Mudanças de hábito são difíceis, mas quando bem introduzidas podem contribuir para o crescimento da empresa!

Veja Também

Share

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *