Livros de empreendedorismo empilhados, com um óculos no topo

5 livros para quem quer empreender e ter sucesso nos negócios

Você já ouviu a frase ‘você é o que come’? O mesmo se aplica à leitura. Se você quer ser um empreendedor de sucesso, é preciso devorar páginas com conteúdo que pode te ajudar a pensar fora da caixa. Neste artigo, separamos 5 livros para empreendedorismo que não podem faltar na sua lista de leitura. Então, confira nossas dicas a seguir para desbravar essa saga literária!

5 melhores livros para empreendedorismo

1. De zero a um (Peter Thiel)

Você já se pegou pensando que o mundo está farto de tecnologia, que não há mais nada novo para ser inventado e que talvez o caminho seja copiar ou aprimorar as coisas que já deram ou estão dando certo? Este é o ponto em que Peter Thiel, cofundador do PayPal, empresa multinacional de pagamentos on-line, concentra a maior crítica em seu livro. 

Para ele, há muitas empresas e pessoas apenas copiando modelos de negócios. Para alcançar o de ‘zero a um’ proposto por Thiel, é preciso de fato inovar, e ele alerta que a inovação não está somente na tecnologia. Então, permita-se sair da bolha e criar coisas novas em todos os processos. Lançado em 2014, ‘De zero a um’ é um título importante e atual entre os livros para empreendedorismo.

2. Pai Rico, Pai Pobre (Robert T. Kiyosaki)

Kiyosak defende em sua obra que o destino do seu dinheiro está nas suas mãos todos os dias e o que você faz com ele irá determinar sua posição social. Entre as técnicas explicadas por ele, estão a defesa de patrimônio, fazer bons investimentos e a importância de ter o próprio negócio. Lançado em 1997, o livro continua atual e, se o dinheiro tem sido um problema por aí, talvez a leitura traga caminhos para a solução e mude a sua forma de lidar com a grana no dia a dia.

3. Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker)

Se as mentes milionárias têm um segredo, talvez ele esteja em quebrar padrões muitas vezes construídos desde a infância, ao menos no que diz respeito ao dinheiro. Assim, o autor e empresário T. Harv Eker propõem a desvendar essa questão em seu livro “Os Segredos da Mente Milionária”, e quebrar o ciclo de um possível destino financeiro não muito bom. Essas, sem dúvidas, são páginas para ler com muita atenção.

4. Inteligência Emocional (Daniel Goleman)

A inteligência emocional, é uma das mais importantes aptidões para quem é um líder ou deseja ser. Ligada diretamente ao desenvolvimento profissional, Daniel Goleman é o pai desta teoria amplamente estudada e aplica conceitos práticos em seu livro, como a diferença entre um otimista e um pessimista ao lidar com erros. Enquanto o primeiro irá buscar aprimoramento, conselho e ajuda, o segundo irá aceitar a falha como algo que persistirá para sempre de forma inevitável. 

Essas e outras emoções são tratadas de maneiras estratégicas e práticas, a fim que se desenvolvam. Dá para ser inteligente até com suas emoções! Então, confira essa obra atemporal de 1955 se o seu coração anda batendo rápido demais e tomando decisões sem ouvir o seu cérebro.

5. A Startup Enxuta (Eric Ries)

O que é desperdício para você? Para Eric Ries, é “toda atividade que não contribui para se aprender a respeito dos clientes”, como ele descreve em seu livro “A Startup Enxuta”, lançado em 2011. Entre as lições valiosas sobre negócios escritas por Ries, estão estratégias de feedback contínuo, chamadas de ‘pequenos lotes’, que é basicamente entregar melhorias em curto prazo para sua empresa, baseado em estratégia e erro e na devolutiva dos seus clientes. 

O autor também defende que novos clientes devem surgir das ações com clientes que já existem na empresa. E aí, se interessou em aplicar os conceitos na sua startup? Então, dedique um tempinho para ler as páginas do livro de Eric Ries, um empreendedor do Vale Silício que ganhou notoriedade por criar esse modelo de “Startup enxuta”, que visa poupar recursos e os usa de forma mais eficiente.

Curtiu as dicas de livros para empreendedorismo? Você já tinha lido ou está lendo algum deles?

Sua startup ainda não saiu do papel? Então este conteúdo é parada obrigatória para você – Tire O Projeto Do Papel: 3 Dicas Fundamentais Para Consolidar A Sua Startup

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *