5 erros que, provavelmente, estão pesando no bolso da sua empresa

O sucesso de uma empresa pode ser medido por meio do reconhecimento da marca no mercado, pela cartela de clientes ou até mesmo pela presença nas redes sociais. Mas, no fim das contas, o que realmente importa para qualquer tipo de empresa, independentemente do segmento, é se as finanças estão sob controle.

Infelizmente, muitos empreendedores cometem erros que, provavelmente, estão pesando no bolso da empresa e só se dão conta do problema quando a situação virou uma bola de neve.

O primeiro passo para avaliar se algo está errado na gestão das finanças é verificar como está o controle financeiro da empresa. Não adianta ter entradas de capital, se as saídas superam. Afinal, não faz muito sentido ter uma empresa que coleciona prejuízo e não faz nada para reverter esse resultado. Busque ajuda de profissionais capacitados e faça parcerias com empresas especializadas para resolver determinadas tarefas. Isso já economiza bastante!

Reunimos, abaixo, os principais erros que, provavelmente, estão pesando no bolso da sua empresa. Não deixe de mudar de atitude, se você se identificar com algum tópico, pois a saúde financeira do seu negócio pode não aguentar até lá!

Contas pessoais misturadas com as da empresa

Por mais que todos os gestores saibam que é errado misturar contas pessoais com as da empresa, muitos ainda não conseguem separar, na prática. O desafio realmente existe, pois, na correria, as notas das compras ficam todas juntas e, se não há um cartão empresarial, a coisa complica.

Se você não enxerga problema nisso, saiba que esse erro deve estar pesando no bolso da sua empresa sem você perceber. Afinal, as entradas e saídas do negócio precisam estar alinhadas com o serviço ou produto oferecido. Quando você inclui gastos pessoais, que não têm relação com nada, acaba onerando.

Coloque tudo em uma planilha ou em um papel e verá que aquelas comprinhas ou o cafezinho que você pôs na conta da empresa pesam bastante ao fim de um mês. Se você ainda duvida, responda a essa simples pergunta: a empresa está dando o lucro esperado? Às vezes, você poderia estar lucrando mais, mas outros custos acabam mudando a situação.

Controle financeiro ineficiente

Você já deve ter ouvido falar do fluxo de caixa, certo? Uma das ferramentas mais importantes, quando falamos de finanças, e é ela que revela se a sua empresa tem condições de rodar sem necessidade de empréstimo. Afinal, é necessário ter dinheiro no caixa para pagar as despesas, sejam elas fixas ou variáveis. Aluguel, energia elétrica, folha de pagamento, material de escritório e estoque são apenas alguns exemplos.

Não ter um controle eficiente, provavelmente, pesa no bolso da empresa, pois não é possível saber quanto dinheiro você tem e quanto poderia ser usado para uma reforma, uma melhoria ou um investimento de maquinário. Sem falar que quando surge uma emergência, de onde você vai tirar dinheiro para resolver?

O fluxo de caixa é essencial, pois ele ajuda o gestor a se planejar melhor financeiramente. Os dados mostram em que época ele deve comprar menos ou quando deve investir pesado no estoque. Se bem-feito, ele pode auxiliar em uma tomada de decisão estratégica e evitar que você gaste além do que pode. Faz bem para o futuro e para o bolso da sua empresa!

Gastos com transportes estão pesando no bolso da sua empresa

Os deslocamentos são despesas inevitáveis, pois você e sua equipe precisam se locomover para encontrar com um cliente, apresentar um projeto ou visitar um fornecedor. Sem falar das idas aos aeroportos e outros imprevistos que surgem. De pouco em pouco, os gastos podem pesar bastante nas finanças de um negócio.

No entanto, não é preciso tomar decisões drásticas, como pedir que todos parem de usar. Isso pode prejudicar sua empresa, pois perde contatos, possíveis parcerias, entre outros. Afinal, prospectar negócios é necessário e faz parte do dia a dia de todos. O ideal é buscar soluções que ajudem a otimizar as despesas aliando qualidade com segurança.

Com o 99Corp, por exemplo, você e sua equipe podem ter acesso a relatórios de gastos com transporte em tempo real. Seja ele táxi ou carro particular, pois uma das vantagens da plataforma é justamente oferecer a opção que o usuário deseja. Tudo pode ser resolvido de uma forma bem simples, sem burocracia e sem notas fiscais acumuladas.

Além disso, é possível determinar um orçamento por centro de custo. Ou seja, se você sabe que em determinado mês só pode gastar certa quantia para transporte, fica muito mais fácil definir. O limite de corridas também pode ser restringido por colaborador. Nesse sentido, se uma pessoa está abusando da facilidade da empresa, fica muito mais fácil detectar.

Você continua tendo um transporte de qualidade, sem pesar no bolso da sua empresa e ainda sai ganhando. Ganha em eficiência, afinal, os carros chegam em até cinco minutos. Ganha na organização, pois os recibos eletrônicos de todas as corridas feitas em nome da sua empresa podem ser facilmente acessados na plataforma do 99Corp.

Não ter sistemas de gestão para auxiliar

Se você ainda faz todos os cálculos da sua empresa manualmente, saiba que é um erro. Com o avanço da tecnologia, é muito mais fácil utilizar sistemas integrados em que os dados vão para nuvem e podem ser acessados de qualquer plataforma com Internet. O que isso tem a ver com a saúde financeira do seu negócio? Tudo!

Os relatórios feitos por softwares podem te ajudar a economizar bastante tempo e, quem sabe, até mesmo dinheiro. Afinal, as chances de você descobrir uma anomalia nas contas da empresa aumentam muito. Fica mais claro acompanhar a gestão, sem correr o risco de perder os dados ou fazer comparações com informações desatualizadas.

A gestão de uma empresa deve ser feita de maneira simples e, para isso, precisa se cercar de ferramentas práticas. Elas são perfeitas para a integração de dados e para auxiliar o gestor a tomar melhores decisões.

Falta de comunicação com fornecedores e clientes

Um dos principais desafios dos gestores é fazer a ponte entre fornecedores e clientes. Retrabalhos gastam dinheiro, e clientes que não pagam interferem nas contas da sua empresa. A falta de comunicação é um dos erros que, provavelmente, estão pesando no bolso da sua empresa.

Afinal, se de um lado não há entrada, como você poderá pagar o fornecedor? Como falamos mais acima, tirar capital do próprio bolso não é uma solução sustentável. Nesse sentido, sua empresa pode estar acumulando prejuízo e você não está percebendo.

Assim como a comunicação com fornecedores é importante, você como gestor também deve se atentar às compras de material de escritório. Parece besteira, mas se você somar a quantidade de papel, caixas, canetas, blocos ou qualquer produto que você usa na sua empresa verá que a quantia não é baixa.

Saiba que, se você está estocando itens, não confere e acaba comprando mais, essa atitude também é um erro que pesa bastante nas contas da empresa. Para evitar problemas como esses, tente sempre se programar para pagar os boletos em dia e cobre quando não receber o que foi determinado.

E aí? Identificou-se com os erros que, provavelmente, estão pesando no bolso da sua empresa? Cuidado! Quanto mais rápido você mudar a maneira como os processos são feitos no negócio, menos dinheiro você perde. O 99Corp é ideal para empresas que desejam fazer mais com menos! Invista nas melhores ferramentas de gestão que vão auxiliá-lo nessa caminhada!

Veja Também

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *